Categorias| Comportamento, Superação

Você é orientado para resultados?

Publicado em 22/04/2009 por Bruno Soalheiro



qg_results_pieNa pressa contemporânea do mundo corporativo é fácil perceber que profissionais vão sobreviver nas empresas: Os que entregarem resultado.

Ok que isto não é novidade alguma, ainda assim há muitos profissionais que não conseguem gerenciar ou mesmo entender claramente os resultados que obtêm. Costumam ficar focados no que estão fazendo,  e nem sempre em que resultatos tangíveis irão obter com aquil,

Têm gente que faz aqui, mexe ali, arruma lá, e no fim das contas até que muito fez, mas pouco realizou. Só que desde sempre, e mais ainda hoje, as empresas não estão muito interessadas em saber “o que você fez”, e sim “que resultados você obteve”?

Não adianta dizer que passou a manhã toda pesquisando alguma coisa se à hora do almoço não chegou a nenhuma conclusão. Você não produziu nada.

É importante dizer que não se deve cultuar o “vencer a qualquer custo”. Mesmo porque a ética é um ponto central na carreira de todo profissional.

Ser orientado para resultados não significa fazer tudo a qualquer preço. E sim desenvolver um pensamento capaz de enxergar claramente avanços nos procedimentos desempenhados. Porque fazer as coisas não é andar de um lado para outro, preencher papéis, apertar botões ou redigir relatórios.

A pergunta é: o que você fez acontecer, efetivamente? Se nada aconteceu, se nenhuma conclusão foi tirada, se não se chegou a nenhum tipo de resultado, não importa o trabalho que teve — você não fez coisa alguma.

Por isso, sempre que estiver realizando alguma atividade, comece a se perguntar: Que avanço obtive aqui, até agora?

O segredo é se focar nos fins e não nos meios. Não quero dizer que você deva desconsiderar os meios e agir de qualquer forma, mas que deve se concentrar sempre em “o que de fato” você produziu com alguma atividade, e não em “o que você está fazendo” apenas. A capacidade de ser orientado para resultados não é tão difícil de desenvolver, basta um pouco de observação e muita prática.



5 Comments For This Post

  1. Vânia Says:

    Adorei o Artigo, perfeito!!!

    Realmente não adianta ficarmos horas tentando fazer algo se não chegarmos a lugar nenhum.

  2. Bruno Soalheiro Says:

    Olá Vânia, obrigado por participar do blog e deixar seu comentário. Realmente o mais importante não é o que fazemos, que resultados estamos obtendo com nossas ações.

    Grande abraço,

    Bruno.

  3. Carlos Araújo Says:

    É, realmente temos que focar nos resultados, e o Bruno conseguiu isto com esta publicação, focou nos resultados e tá colhendo os frutos disto, nós que lemos e adoramos!!!! Obrigado por me ajudar!!!!

  4. Leandro Says:

    Um dos grandes fatores para atingir resultados é a vontade… quantos planejamentos não são cumpridos, logo quando estão chegando ao seu final…
    A vontade é um dos grande motivos pela capacidade de entrega das pessoas, que atingem resultados.
    Ótimo artigo

  5. Luciana Oliveira Says:

    Isso vale para a vida de um modo geral. O que você está fazendo e que trará resultados significativos/positivos para a sua vida?
    Abraços

1 Trackbacks For This Post

  1. Você é orientado para resultados? | Checchia.NET Says:

    [...] Fonte: Blog Carreira & Sucesso [...]

Deixe um Comentário





Autor

Bruno Soalheiro

Psicólogo, palestrante e consultor em desenvolvimento humano.