• 02/02/2007 - por Luiz de Paiva

    Um dos aspectos mais difíceis para os profissionais hoje em dia é o gerenciamento de tempo. Sempre há coisas demais para fazer, e a sensação de que o tempo nunca é suficiente nos atormenta constantemente.

    Ainda que eu não tenha um kit mágico de gerenciamento do tempo para transformar sua vida, posso dar algumas dicas e idéias que adotei e produziram bons resultados em minhas tarefas.

    Comece a ouvir podcasts. São ótimos para transformar tempo perdido em tempo útil. Você pode ouvi-los no trânsito, na academia ou em qualquer situação que envolva uma espera. Você sempre pode aprender algo ou ter uma nova idéia.

    Tenha algo para ler por perto. Sempre tenho uma revista de negócios ou algo do trabalho perto de mim em casa, no escritório e no carro. Uma simples brecha de 5 minutos pode ser suficiente para ler um artigo interessante ou adiantar algumas idéias sobre alguma tarefa profissional.

    Precisa se concentrar? Desligue todas as distrações. Se preciso escrever um longo e-mail ou um relatório importante, costumo desligar o cabo de rede do computador, fechar a porta da sala e às vezes até desligo o celular. Ninguém vai morrer porque você desapareceu 20-30 minutos e seu trabalho será feito com maior velocidade e qualidade.

    Tenha algo para registrar lembretes ou idéias. Você se sentirá muito melhor passando todos os pensamentos e preocupações de sua cabeça para um papel ou outro meio. Além de quase sempre ter por perto um papel e caneta, uso o gravador de voz de meu celular para registrar algo importante quando não é possível escrever.

    Adapte suas atividades a seus níveis de energia. Algumas pessoas têm mais energia na manhã, outras à noite. Deixe o trabalho burocrático para os momentos em que sua energia está no ponto mais baixo, já que você não terá que pensar muito, e aproveite sua alta energia para trabalho mais importante e desafiador.

    Não comece algo a menos que pretenda terminá-lo. Sua mente toma algum tempo para se ajustar a uma nova atividade. Portanto, gaste este tempo de adaptação somente uma vez, terminando qualquer coisa que comece.

    Não gaste muito tempo em algo que você está travado. Esta é a exceção à regra acima. Se você não consegue encontrar uma solução para o problema, vá fazer algo diferente e volte depois a este problema com a cabeça fresca.

    Descanse. Se você só descansa quando se sente exausto, quer dizer que parte de seu trabalho foi feito perto da exaustão, e sua produtividade estava comprometida.


  • 9 Comments to “Algumas Dicas para Otimizar seu Tempo”

    • [...] Fonte: ConGestionado [...]

    • [...] Fonte: Congestionado [...]

    • [...] Existem inúmeros livros, revistas e sites que dizem como se organizar e aproveitar melhor seu tempo. Algumas dicas são simples, outras complexas. Em minha opinião, são as dicas simples que causam maior efeito. Não estou dizendo que as complexas não são válidas, mas quanto mais complicada a forma de organização, menos pessoas terão a disciplina necessária para adotá-la. [...]

    • Bruno Rossi on 05/12/2007

      Bem legal seu post. Escrevi sobre um livro que li recentemente que nos auxilia no gerenciamento de nosso tempo. Depois dá uma lida. Abracos
      http://www.cantodoleitor.com.br/blog/gerenciamento-de-tempo/2007/11/27

    • Luiz de Paiva on 09/12/2007

      Olá Bruno,

      Gostei de seu post e de seu blog… já estou no meu Google Reader!

      Abraço,
      Luiz

    • janny on 07/10/2009

      Olá Luiz realment suas dicas são muito boas, eu sempre qdo vou ao médico,banco levo sempre um livro, qdo estou sentada aguardando algo tb passo uma geral na minha bolsa, que não é pequena….

    • Luiz de Paiva on 07/10/2009

      Obrigado, Janny… o ideal é isso mesmo, fazer o dia render mesmo quando o ambiente insiste em queimar nosso tempo.

    • valdevina on 05/09/2011

      gostei muito de saber sobre essas dicas de como otimizar o dia a dia porque
      eu sei que o dia tem 24 h eu trabalho 12 h estudo 6 h durmo 4 h e as outras duas h eu viajo porque moro em uma cidade e estudo em outra que demoro
      uma hora pra chegar

    • Creusa on 25/11/2013

      Nossa, perfeito o texto! Adorei, adorei! Já pensaram em fazer um twitter?

    Deixe um comentário