• 03/11/2007 - por Luiz de Paiva



    Quantas tarefas você precisa realizar hoje? E amanhã?

    Para a maioria dos profissionais modernos, estas perguntas são suficientes para que comecem a pensar em todas as atividades pessoais e profissionais que deve realizar em um curto espaço de tempo. Parece que nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que devemos ou queremos.

    Existem inúmeros livros, revistas e sites que dizem como se organizar e aproveitar melhor seu tempo. Algumas dicas são simples, outras complexas. Em minha opinião, são as dicas simples que causam maior efeito. Não estou dizendo que as complexas não são válidas, mas quanto mais complicada a forma de organização, menos pessoas terão a disciplina necessária para adotá-la.

    Em minhas leituras sobre o tema e aplicação de diversos métodos de organização, aprendi que existem alguns princípios básicos que se aplicam a qualquer um… e que são sempre dicas realmente simples mas eficazes.

    Portanto, minhas 3 sugestões essenciais para que você se organize melhor são:

    organizacao_pessoal2.jpg1) Você precisa de um método. Não importa como você se organiza, o importante é que se organize. Alguns usam pequenas anotações em post-its, outros preferem ferramentas baseadas na web – isto depende de cada um. No entanto, se você não tem nenhum método de organização certamente perderá informações, compromissos e tarefas. Planeje e execute.

    Existem alguns métodos consagrados, como GTD – Getting Things Done. Pessoalmente, não uso nenhum destes métodos. Desenvolvi minha própria forma de organização usando mapas mentais (via software). O importante é que você descubra uma forma que se adapte melhor a sua forma de ser e que você consiga acompanhar sem grandes esforços.

    organizacao_pessoal1.jpg2) A disciplina é obrigatória. A importância de ter um método que se adapte a seu estilo é que você deve segui-lo. Se você não possui a disciplina necessária, não irá manter as informações atualizadas, registrar novas atividades e tirar aquelas já realizadas.

    Informações na cabeça são informações em risco. Não confie em sua memória por melhor que ela seja. Ignorar a disciplina de organização pela pressa, e tentar lembrar tudo achando que “desta vez não vou esquecer” é um erro muito comum (eu já o cometi). Tenha no bolso um pequeno bloco de anotações, use seu PDA ou o gravador de voz do celular, mas não tente armazenar tudo em sua mente.

    organizacao_pessoal3.jpg3) Não faça mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Quando você tenta fazer várias coisas simultaneamente, seu tempo total para completar o conjunto de atividades será maior. Se você não pode se dar ao luxo de ficar algumas horas em uma só tarefa, o segredo é dividir cada atividade em tarefas menores para que cada uma possa ser executada por completo em um espaço de tempo menor.

    A organização pessoal não deve ser uma tortura. Quando isto acontece, inevitavelmente a pessoa acaba largando sua estrutura de informações. Felizmente, também é mais simples do que parece. E melhor ainda, você não precisa definir hoje a estrutura que vai usar no longo prazo… tome os primeiros passos para colocar sua vida em ordem e vá melhorando o processo aos poucos. Eventualmente você encontrará a fórmula que funciona perfeitamente para você.




  • 3 Comments to “Organização e Produtividade Pessoal: 3 Dicas Essenciais”

    • Bernardo Pina on 05/11/2007

      Boas dicas! Achei que o tópico 2 (disciplina) merece uma atenção especial! =)

      Abraços!

    • Katya Rodrigues on 30/03/2008

      Achei interessante o site, e gostaria de compartilhar sobre um curso que fiz hã pouco, sobre produtividade pessoal, alinhando o método o uso efetivo de tecnologias que te dão produtividade, como o MS Outlook e um Smartphone, e também diversas dicas de comportamentos produtivos que ajudam muito e, como você mesmo disse no seu site, dicas simples e práticas são as mais efetivas, como aprender a dizer não; não se deixar ser interrompido toda hora, etc. O curso é extremamente prático e muito bem estruturado…. veja http://www.produtividadeprofissional.com.br/
      Um abraço

      Katya

    • Paulo Cesar on 14/04/2008

      Ha muito tempo estudo temas relacionados a produtividade pessoal, organização pessoal e mental, etc.

      Seu texto está muito bom. Eu também acredito mais nas técnicas simples, mas, procuro utilizar ferramentas que todos utilizam de maneira mais eficaz, como MS Outlook e o prórpio Windows Explorer para organizar documento, indexá-los, facilitando sua busca. A questão da disciplina, muito bem colocada é fundamental e outro ponto que gostei muito é, “dê um passo de cada vez”. Isso com certeza é muito mais eficiente.
      Com relação a ferramentas GTD, tme uma gratuita e muito interesante para organizar informações no Outlook, que é o Jello.Dashboard. Vale a pena

      Abs.

    Deixe um comentário