• 19/01/2008 - por Luiz de Paiva

    Todo gestor deve ter indicadores para sua equipe, seu setor e sua empresa. Todo mercado tem seus indicadores que mostram as tendências e sua vitalidade. Nós também podemos ter indicadores em nossa vida pessoal (por exemplo, os financeiros).

    A definição de indicadores é uma tarefa crucial para uma organização. Os indicadores escolhidos serão a base para definir metas, rumos e estratégias. É importante que eles mostrem não só o passado da empresa, mas também suas perspectivas de futuro, e por isso existem indicadores de resultados e desempenho.

    Indicadores de Resultados (ou lag): representam o que foi obtido pela empresa em função de ações passadas. Ex: vendas, quantidade de clientes, posição no mercado, saída de funcionários.

    Indicadores de Desempenho (ou lead): representam fatores que gerarão resultados melhores ou piores no futuro. Ex: satisfação do cliente, índices de inovação.

    Portanto, para uma visão completa da organização, é necessário definir indicadores de resultados E de desempenho que se complementem. Para exemplificar isto, vejam o gráfico abaixo:

    Neste gráfico simples podemos ver a evolução das vendas e da satisfação do cliente de uma empresa. Ambos indicadores são inicialmente crescentes. No entanto, em certo momento a satisfação do cliente começa a cair. No primeiro instante, isto não afeta as vendas, mas em pouco tempo os clientes deixam de comprar e ambos indicadores começam a cair.

    Esta relação entre vendas e satisfação do cliente nos mostra que, se o gestor estiver acompanhando somente as vendas (um indicador de RESULTADOS), demorará a ver que há algo errado na empresa, e só perceberá os efeitos quando este indicador cair. Se ele tiver também um indicador de satisfação do cliente (um indicador de DESEMPENHO) perceberá o problema antes da queda das vendas para que possa tomar ações corretivas, como no gráfico a seguir:

    Portanto, todo indicador de resultados deve ter também um indicador de desempenho associado, que dê um alerta antecipado sobre problemas que afetarão o indicador de resultados.

    Sugestões para o Gestor

    • Identifique os indicadores de resultados de sua área, e quais os indicadores de desempenho associados.
    • Faça o mesmo para indicadores do mercado em que atua.
    • Divulgue as informações entre a equipe (pode usar um dashboard) e identifique problemas nos indicadores de desempenho que podem afetar os resultados da empresa.

  • 12 Comments to “Indicadores de Resultados (Lag) e de Desempenho (Lead)”

    • [...] oportunidades de crescimento que a empresa oferece a sua equipe, uma boa métrica a ser usada é o indicador de promoções na equipe.  Não existe uma forma única de fazer esta medição, mas sugiro algo [...]

    • jose antonio vitorino on 19/05/2009

      A abordagem do assunto sobre indicadores de desempenho está bem clara e bem construtiva.
      O texto está bem claro e as informações relevantes bem aprofundadas.

    • Luiz de Paiva on 19/05/2009

      Obrigado José Antonio, é ótimo saber que o texto agradou.

    • Caio Zuniga on 04/08/2009

      Luiz, atualmente estou fazendo um trabalho de levantamento de indicadores e construindo soluções de melhorias para Empresa (Setor de Suprimento de Materiais) à qual eu trabalho.
      Você me indica algum livro que possa me ajudar?

    • Luiz de Paiva on 09/08/2009

      Olá Caio,

      Sugiro que você conheça o Balanced Scorecard (é só fazer uma busca no Submarino)… comece pelo livro original do Kaplan e Norton.

      Abraços!

    • [...] importante, não só para a mineração, mas também para a economia em geral, e é considerado um indicador lead (ou de desempenho).   Como se trata da movimentação de insumos básicos para a produção industrial, serve como [...]

    • Ederson Schappo on 11/01/2010

      Muito interessante, abordagem curta e sucinta. Exatamente o que eu estava procurando para resgatar minhas lembranças acadêmicas sobre o assunto e realizar uma prova na minha empresa.

      Obrigado!

    • Luiz de Paiva on 16/01/2010

      Obrigado, Ederson!

    • Thilza on 09/02/2010

      Ótima abordagem! Era o que precisava para esclarecer minhas dúvidas.
      Gostaria de saber se há alguma sugestão de como trabalhar essa linha (indicadores de resultado e indicadores de desempenho) em Fundos de Pensão.
      Obrigada

    • Luiz de Paiva on 09/02/2010

      Olá Thilza,

      Não tenho experiência com Fundos de Pensão, mas sugiro que você avalie cuidadosamente a definição dos indicadores de lag e lead, para que tente aplicar isso em sua organização.

      Provavelmente vocês já trabalham com indicadores… seria questão de identificar de que tipo são ou de adaptá-los para fornecedor o tipo de informação que desejam.

      Abraços

    • Erlan Paiva on 28/09/2010

      Como posso criar indicadores nas áreas de segurança patrimonial e manutenção. Confesso que estou com dificuldades.

      Atenciosamente,
      Erlan

    • Luciana on 21/11/2012

      Boa tarde,
      Você presta serviços de consultoria para implementação de indicadores de resultado e de desempenho, incluindo treinamento para os gestores para acompanhamento, análise, definição de ações etc?

      Grata.

    Deixe um comentário