• 11/03/2010 - por Luiz de Paiva

    Você já parou para pensar se a qualidade de seu trabalho é suficiente para dar o impulso desejado a sua carreira?  Se você cumpre suas tarefas corretamente e acha que isso será suficiente para crescer, sinto muito, mas está enganado.  Fazer suas obrigaçõesqu é o que o mantém no emprego…  para crescer é necessário muito mais.

    Provavelmente você executa 10, 20 ou até mais tarefas durante o dia.  Se tudo corre bem, volta para casa com a sensação de dever cumprido.  Sim, isso é positivo, mas talvez você não tenha feito a pergunta mais importante para sua carreira ao final de cada tarefa:

    Isso é o melhor que posso fazer?


    O objetivo de se fazer esta pergunta é atingir exatamente o que seu chefe quer de você: excelência.  Não se trata de cumprir tarefas.  Se trata de surpreender.  Se trata de impressionar.  Se trata de ir além do que foi pedido.

    Normalmente a desculpa que nos damos para fazer um trabalho apenas suficientemente bom é a falta de tempo.  Bom, então acredite no que vou dizer: seu trabalho será muito mais valorizado pela qualidade do que pela quantidade.  Se você atrasou algo que deveria entregar, mas o resultado foi excepcional, é fato que será elogiado.

    Este é um diferencial competitivo extremamente valioso para sua carreira.  Infelizmente para uns, mas felizmente para outros, a qualidade no trabalho entregue pelos profissionais tem caído, em função do contínuo crescimento das exigências das empresas.   Não caia nesta armadilha.  Concentre-se em fazer melhor do que os outros, e sua carreira tomará o rumo que você quer.

    Lembre-se: ninguém é promovido porque consegue apertar 100 parafusos em um dia.  No entanto, se os parafusos que você aperta nunca se soltam e tem um acabamento perfeito, se tornará referência em seu meio.

    Este pensamento deve ser parte de seu dia a dia.  Cada tarefa, por mais simples que seja, deve passar por seu filtro mental.  O que você pode agregar de valor adicional na tarefa?  Há algo que você possa fazer para facilitar a vida de quem depende do resultado de seu trabalho?

    E o que fazer quando você já atingiu a excelência em suas tarefas dentro de suas capacidades? Simples: não se conformar e estudar, pesquisar, investigar para que suas capacidades aumentem e você consiga continuar evoluindo.


  • 2 Comments to “Isso é o Melhor que Você Pode Fazer?”

    Deixe um comentário