Motivação, Recursos Humanos

Motivando os Funcionários na Pequena Empresa

20 Comentários 09 novembro 2006


No que se refere à motivação de funcionários, a grande empresa costuma ter algumas vantagens. O próprio reconhecimento da empresa no mercado de trabalho já é um incentivo para muitas pessoas. Além disso, as grandes organizações possuem departamentos de RH bem estruturados, que trabalham (ou deveriam trabalhar) junto com os líderes da empresa para alavancar a motivação dos funcionários.

Na pequena empresa, a situação costuma ser um pouco diferente. A tarefa de motivação normalmente deve partir de seu principal líder (o fundador da empresa). No entanto, nestes casos também há muito que oferecer para a equipe. O essencial é que o líder identifique os pontos fortes da empresa e das funções de seus trabalhadores e saiba destacá-los.

Um dos pontos principais para manter a motivação alta são os elogios e o reconhecimento. Um trabalho bem feito deve ser destacado para a equipe, e servir como exemplo para a atuação de todos. Podem ser dados pequenos prêmios, como um jantar, para aqueles que se destacaram no mês. Somente assegure que os critérios de escolha dos melhores funcionários sejam claros, para que o tiro não saia pela culatra e você seja acusado de ser injusto, ou ter seus preferidos.

Ao melhorar a auto-estima da equipe, o crescimento na produtividade e na qualidade do trabalho será natural. Mas você pode oferecer mais do que isso. Veja a seguir algumas alternativas para estimular positivamente seus funcionários:

  • Permita horários flexíveis. Muitas funções não precisam ser realizadas estritamente no horário comercial. Seus funcionários serão muito gratos se tiverem flexibilidade para realizar outras atividades pessoais durante parte do dia, e administrar seu tempo conforme suas possibilidades.
  • Permita o trabalho remoto. Da mesma forma, há atividades que podem ser realizadas na casa do funcionário. Uma conexão à internet em banda larga não tem um custo alto, e ferramentas de colaboração à distância estão cada vez mais elaboradas (e baratas). Muitos profissionais darão preferência a sua empresa pelo fato de permitir trabalho remoto, mesmo que seja somente durante alguns dias da semana.
  • Avalie regularmente o desempenho dos funcionários. Defina um processo regular de avaliação do trabalho de cada um, e dê um feedback claro e objetivo sobre os pontos fortes e os que precisam de melhoria. Os bons profissionais verão isto como algo muito positivo, já que sempre perseguem o aperfeiçoamento de suas atividades.
  • Estimule os funcionários a realizar tarefas variadas. A palavra chave aqui é estimule (não obrigue). Deixe claro que os objetivos desta iniciativa são o aumento do conhecimento de cada um e a redução da monotonia na função.
  • Permita que os funcionários ajustem, decorem e melhorem sua área de trabalho. Não imponha regras rígidas de organização e estética. Se cada um criar seu próprio espaço de trabalho (dentro de certos limites), se sentirá mais à vontade durante o dia e a produtividade aumentará.
  • Organize oportunidades de socialização. Isto pode ser feito durante o almoço, ou depois do trabalho. A amizade entre os funcionários aumentará a união da equipe, e isso se traduzirá em melhor produtividade e qualidade. Não fique isolado do grupo, saiba ser amigo mantendo a posição que a liderança exige.
  • Mostre o caminho para crescer na empresa. Em um negócio pequeno, o caminho de crescimento pode ser pouco claro. O líder deve mostrar qual é este caminho, e buscar oportunidades de promoção dos melhores funcionários para mostrar que o bom desempenho é realmente valorizado.
  • Tenha uma política de portas abertas. Permita que as dúvidas e questionamentos sejam expostos abertamente, e responda o melhor possível a cada um. Leve em conta as sugestões dos funcionários e implemente com seriedade as melhores idéias.
  • Faça doações para caridade. A instituição deve ser escolhida pelo funcionários, e eles devem participar também da entrega da doação. O sentimento de responsabilidade social aumentará a lealdade de todos com a organização.

O que estas sugestões tem em comum é que valorizam o lado humano do profissional. Esta valorização será reconhecida por sua equipe e eles responderão com resultados. Evite “pisar na bola” com atitudes anti-éticas, já que é muito mais difícil reconquistar a confiança dos funcionários depois.

Pensando bem… estas dicas também servem para as grandes empresas!

Leia também: Como estimular o desenvolvimento dos funcionários e Alinhando a energia dos funcionários com a estratégia, no blog ConGestionado

Referência: All Business.com – Human Resources




Artigos Relacionados:

  1. Sustentabilidade na Pequena Empresa
  2. Finanças da Pequena Empresa
  3. Marketing na Pequena Empresa – Erros e Cuidados
  4. As Férias como Indicador da Organização de sua Empresa

Seus Comentários

20 Comentários até agora

  1. sandreia disse:

    eu faço administração de empresas e queria receber alguma orientações

  2. Luiz de Paiva disse:

    quais seriam?

  3. Ana Paula disse:

    Eu trabalho em uma empresa que a pouco tempo recebi um cargo de gerente,mas não tenho muita expeiência.
    Queria obter orientação para exercer essa função atraves de seus conhecimentos

  4. Ana Paula disse:

    Luis tenho 20 anos queria ter meu proprio negoció,mas não tenho idéia

  5. Luiz de Paiva disse:

    Olá Ana Paula,

    Sobre primeira dúvida minha sugestão é: leia, leia e leia mais! Procure textos na internet, compre livros e melhore seu conhecimento sobre a atividade gerencial. O assunto é muito extenso, portanto não fique ansiosa… o importante é que desde já você comece a evoluir sua capacidade gerencial.

    Quanto a abrir seu próprio negócio, sugiro que comece lendo estes artigos:
    http://ogerente.com/empreendaja/2008/11/11/como-decidir-qual-negocio-abrir/
    http://ogerente.com/empreendaja/2008/01/06/qual-negocio-devo-abrir/

    Boa sorte!

  6. Fernanda disse:

    Poderia comentar algo sobre ‘cargos e salarios’?
    Desde já agradeço.

  7. MARIANA disse:

    Eu trabalho em uma empresa que a pouco tempo recebi um cargo de gerente,mas não tenho muita expeiência.
    Queria obter orientação para exercer essa função atraves de seus conhecimentos

  8. Amanda Cristina Vieira Silva disse:

    Adorei,muito bom.Gostaria que voces mandassem para o meu E-mail.Pois faço faculdade de RH.

  9. Fabricio disse:

    Boas dicas, novamente!
    Mudar as pessoas! Vc acha que isso seja necessario ou da pra ajustar as pessoas como ela sao?

    grato

  10. angela Paes disse:

    Bom dia Luís!
    Parabéns pelo artigo! Poucos são os textos que analisam a motivação com maior reflexão. Gostei muito!
    Vou apenas complementar:
    1-há muitas empresas que empreendem esses recursos mais humanos no cotidiano dos colaboradores e a motivação dirigida para os objetivos destas empresas nem sempre acontece. Nós sabemos disso. Primeiro porque não há uma relação direta entre entre essas condições e as necessidades requeridas pela empresa. Longe de afirmar que isto não é importante. Pelo contrário, isto é a base sim. Mas, quero colocar que a motivação é outro fenômeno, algo mais complexo ainda do que podemos imaginar.
    Além dos ingredientes citados por você, os profissionais necessitam de estimulação constante e supervisionada (não me refiro a motivação porque é outra coisa, outro departamento!) e crescimento em seu capital intelectual e técnico. O crescimento da qualidade das habilidades gera resultados mais altos, além do estado de satisfação e contentamento que as empresas precisam proporcionar. E a grande dificuldade de empreender tal missão esbarra em outro problema que é a questão da liderança, não é mesmo?
    Bem, mais uma vez, fico muito feliz pelo nível de suas colocações. Isto não tem sido um produto muito abundante em nosso mercado executivo.
    Angela Paes!

  11. Luiz de Paiva disse:

    Olá Angela,

    Obrigado pelos comentários.

    Concordo 100% com sua complementação. A estimulação supervisionada também é um ingrediente importante… e acredito que nas pequenas empresas isto é ainda mais prático de fazer, pela facilidade em delegar e fugir de burocracia.

    Abraços!

  12. laryssa disse:

    Boa noite sou estudante de Administração e queria saber sua opinião sobre a motivação no futuro. grata

  13. marco disse:

    Luiz sou estudante de adm tenho 30 anos queria fala sobre motivação empresarial para minha monografia tenho uma loja de materias de contrução pequena
    Gostei muito do seu artigo é muito dificil motivar nosso funcionario queria algumas dicas para meu trabalho obrigado!

  14. Raphael disse:

    Gostaria de saber o que fazer com os Funcionários que saem mais cedo e outros que quando chego vão tomar aguá todos juntos no horário de trabalho e outros problemas de condenar as peças que estão boas para acabar rápido com serviço e enquanto ao horário de entrada que alguns entram mais tarde estes são os melhores funcionários que consegui queria colocar mais disciplina mais não sei como tenho uma empresa de refrigeração no porto e pequena o trabalho deles e apenas dirigir-se ao pt e consertar ar condicionado mais as vezes alguns extrapolam o tempo faltam são 5 funcionários e 1 encarregado que ja foi contaminado não sei se é pelo fato de trabalhar com pessoas que não tem o curso superior que ocorre isso

  15. MARIA DAS GRAÇAS DIAS TONONI disse:

    Luis,sou aluna do curso medicina do trabalho da USP, preciso fazer um trabalho , sobre um programa de como melhorar algum aspecto ou setor da uma empresa , gostaria de uma dica sua,Obrigada. O trabalho é para amanha, dia 27-06-12.

  16. Ricardo Clemente dos Santos disse:

    eu sei que isto é questão de treinamento e desenvolvimento, como manter os fuincionários motivados? mesmo eles sabendo que em uma pequena empresa são poucas vagas de gestão e que nem todos alcançarão uma posição de destaque.

  17. Marinete Castro disse:

    Gostei muito, faço gestaão de Rh.


Trackbacks/Pingbacks

  1. Como estimular o desenvolvimento dos funcionários at ConGestionado - 09. nov, 2006

    [...] Leia também:   Motivação dos Funcionários na Pequena Empresa, no blog Empreenda Já. [...]

  2. Um Empreendimento Inteligente | Empreenda JA - 03. set, 2008

    [...] como isto pode contribuir com suas atividades e com o futuro da empresa. A atitude colaborativa e a motivação são fundamentais para o sucesso de qualquer iniciativa de inteligência nos [...]

  3. Crescimento dos Negócios - 20 Perguntas para Reflexão | Empreenda JA - 03. set, 2008

    [...] benefícios e cursos, um clima de respeito e cordialidade já é um passo essencial para que eles dêem o melhor de si pela sua empresa. Já disse isto antes, mas vale a pena repetir: seu negócio somente será tão bom quanto seus [...]

Compartilhe sua visão

Enviar um comentário

Autor

LUIZ DE PAIVA

Engenheiro, Consultor e
Gerente de Projetos. Veja Mais

© 2014 Empreenda JA. Produzido com Wordpress.

Daily Edition Theme por WooThemes - Premium Wordpress Themes