Empreendedorismo

O que você esta esperando para começar o seu negócio?

92 Comentários 01 dezembro 2006


Você tem uma idéia ou um sonho para construir seu futuro como empreendedor? Está pensando nisto há muito tempo, mas ainda não tomou uma atitude proativa? O que está esperando para começar?

Se você está empregado, talvez se sinta inseguro em largar o emprego e arriscar em um negócio próprio. Claro, isto é normal. A boa notícia é que você provavelmente não precise abandonar o trabalho atual para começar a executar sua idéia. A menos que você trabalhe 12 horas por dia na empresa (e nesse caso seu problema é outro), é possível conciliar as duas coisas. Você somente precisa estar disposto a se esforçar muito e ter muita disciplina na administração de seu tempo.

A tecnologia disponível hoje a baixo custo lhe permite ter mais produtividade em suas atividades e ter mais tarefas automatizadas. Com e-mail, internet, PDA-Phone, SMS e outras ferramentas você pode se comunicar com seus clientes e executar tarefas em sua empresa de qualquer lugar do mundo a qualquer momento.

Ao invés de procurar desculpas para não tomar uma atitude, pense nos primeiros passos que teria que dar para iniciar seu negócio. Use o tempo livre para pesquisar potenciais clientes, montar um plano de vendas que não vá exigir muito de seu tempo no começo e estruturar como seria a forma de operação mantendo seu trabalho em paralelo. Lembre-se que você sempre deve dar toda a atenção e esforço que seu emprego atual merece, primeiro por uma questão de ética profissional, e segundo porque se você relaxar no trabalho pode ficar sem ele e sem seu negócio.

Ao começar a desenvolver um negócio nesta situação, mantenha o pé no chão e assuma que o crescimento será lento e gradual. O benefício é manter uma renda fixa (o emprego), enquanto você ganha confiança e conhecimento com seu empreendimento. Pense aonde você gostaria que sua empresa estivesse em 5 anos e como deveria ser seu crescimento para chegar até lá. Avalie também qual seria o ponto “crítico” no qual teria que decidir sobre abandonar o emprego para que possa continuar crescendo.

Quando começar a vender seu produto ou serviço, não faça grandes divulgações. Procure clientes com cuidado, talvez um de cada vez (claro que depende de qual é seu produto), e sempre tenha em mente que um passo maior que a perna pode estragar os planos por muito tempo.

Nesta etapa não é importante a quantidade de clientes que você consegue. Você deve ter 2 objetivos:

  1. Conhecer seu negócio o melhor possível e começar se preparar para o crescimento futuro.
  2. Dar um atendimento de primeira classe a seus clientes iniciais. Eles serão os que recomendarão seu produto ou serviço para novos clientes, e além disso você adquire uma cultura muito saudável de qualidade.

Procure ajuda para as atividades que não puder cuidar, terceirizando com outros profissionais, se associando com amigos ou colegas ou até “delegando” a familiares próximos.

Veja alguns exemplos:

Você está desenvolvendo um software que gostaria de comercializar? Use a internet e distribua uma versão gratuita para que seja experimentada, ou procure entre sua rede de contatos um ou dois clientes que poderiam comprar o SW para experimentá-lo. Somente após os comentários destes clientes comece a procurar os próximos.

Você é um(a) ótimo(a) cozinheiro(a) e quer comercializar suas criações? Determine quanto pode produzir com seu tempo livre e procure a quantidade de clientes exata para esta quantidade. Seus primeiros clientes podem ser pessoas de sua rede de contatos pessoais ou profissionais. Invista em muita qualidade nos produtos.

Você deseja atuar com consultoria? Comece com pequenas empresas que aceitem horários pouco convencionais para as reuniões, e use seu tempo livre para desenvolver o plano de consultoria. Você pode também ser um coach para executivos ou outros profissionais, e neste caso é até mais fácil realizar encontros fora do horário comercial.

Não fique pensando que “um dia” fará algo, já que talvez esse dia seja tarde demais. Pense no que pode fazer HOJE e começe .

Você se vê em uma situação assim? O que está pensando em fazer? O que sugere para pessoas que passam por isto? Deixe seu comentário.




Artigos Relacionados:

  1. Você “É” ou “Está” Consultor?
  2. Não Perca seu Tempo. Você vai Fracassar!
  3. Qual Negócio Devo Abrir?
  4. O Segredo Está no Plano
  5. Seu Negócio é Único?

Seus Comentários

92 Comentários até agora

  1. Luiz de Paiva disse:

    Olá Wanderley,

    Não tenho um material pronto sobre como elaborar um plano de negócios, mas isso você pode encontrar com facilidade na internet.

    É só ir no Google e procurar “como elaborar um plano de negócios” e você encontrará muitas informações sobre o tema.

    Boa sorte!

  2. Muito bom,

    Luiz e artigo desse tipo que dá força para pessoas que querem ter o seu negócio próprio, continue escrevendo e ajudando os empreendedores.

    abraços

  3. Luiz de Paiva disse:

    Obrigado, Sérgio!

  4. Sergio Santos disse:

    Bom Dia á todos. Eu gostaria de uma ajuda de vcs.Eu estou querendo montar uma lojinha com produtos de 1,99, e gostaria de uma opinião de vcs, sobre o quanto eu tenho que investir, onde posso comprar produtos para revender etc.
    Obrigado á todos.

  5. Ruy José de Vasconcelos Azevedo disse:

    Bom dia a todos, queria muito abrir um studio audio visual e arts nesse caso qual seria o primeiro passo.
    me de uma ajuda para mim poder iniciar.
    obrigado

  6. Luiz de Paiva disse:

    Ruy,

    Comece montando um plano de negócios simples… isso lhe dará clareza para que possa planejar o negócio:

    http://ogerente.com/empreendaja/2009/09/20/estrutura-plano-negocios/

    Boa sorte!

  7. gostaria de abrir um negocio começando a vender frango assado…nao sei como começar gostaria de uma ajuda,como devo proceder?

  8. michel henrique disse:

    Olá, Luiz

    Gostaria de uma opinião sobre como abrir um depósito de bebidas de pequeno porte.
    Me responda, por favor.
    Preciso urgente.

  9. adna disse:

    Olá sempre tive um sonho de ter uma lojinha de roupas e acessórios, mas nao sei como começar com papeladas até mesmo aonde comprar. Mesmo pq tenho q começar fazendo empréstimo tenho alguns receios.Se puderem me ajudar???

  10. marcia santos disse:

    Olá , Luiz gostária de abrir um negocio aqui em casa,moro na bahia perto da cidade de salvador.Pois tenho um sonho de ter uma bomboniere,artigos religiosos e tambem bijuteria e langerie.não sei com começa gostária de uma ajuda?
    obrigago!

  11. Maria Pureza disse:

    Olá Luiz, sempre tive vontade de abrir um bar e agora quero realizar. Moro com minha filha de 24 anos(que trabalhará comigo),numa casa própria e nela tem uma garagem que não uso, gostaria de transformá-la num bar, sou aposentada e não quero viver sem uma ocupação,temos um grupo de amigos extenso, e sei que teremos uma boa clientela, qual o problema que poderei ter, na legalização por ser em minha residência?
    Terei que usar um dos banheiros da casa, mas que fica num corredor isolando o restante da casa, com portas e janelas, terei dificuldade em relação a isso? Serei obrigada a registrar antes de abrir, ou posso pegar só o alvará de funcionamento na Prefeitura de Salvador? gostaria que vc tirasse essas dúvidas, por favor e se tiver mais informações úteis pra mim por favor envie! Agradeço antecipadamente, Pureza

  12. ivanildo da silva santos disse:

    O que falta para começar o meu proprio negocio, é o capital para colocar uma prestadora de serviço, no ramo de MANUTENÇÃO DE EMPILHADEIRAS E AUTOMOVEIS, aguardo uma breve resposta.

  13. Thiago Oliveira disse:

    Gostei muito do artigo, parabéns pelo seu blog, isso é um bem que você faz aos empreendedores.

  14. marilene disse:

    meu filho é ciclista e conhece bastante do ramo, quer abrir uma oficina de bike com reposição de peças, Eu confio no sucesso dele que é bem popular, mas meu capital é de apenas quinze mil, e estou meio cabreira, preocupada se é o suficiente. jÁ fiz as contas e a montagem ficará em aproximadamente cinco mil, sobrará 10 mil para compra de peças, e terá uma despesa mensal de 2 mil que é aluguel, mecanico, agua luz e outros.

  15. rogerio disse:

    poxa, se vc conseguir, me conta! Obrigado.

  16. beloni disse:

    estou querendo abrir uma distribuidora de Arroz feijão açucar farinha azeite mas tenho medo pois e um mercado que não conheço munto pois hoje trabalho com o meio Ambiente mais pretendo mudar de atividade ok deve fazer para abrir um distribuidora. Grata.Beloni

  17. Giorgia Lemos Jaeger disse:

    Olá!
    Eu e minha mãe, estamos pretendendo dar início em vendas de pão de mel e trufas! Mas nosso objetivo, não é abrir uma loja, e sim ela produzir e eu sair a vender de porta em porta, ou mesmo para os amigos.
    Como trabalho em duas escolas, pensei em dar início nas escolas! Qual idéia que tu me sugere!

    Esperarei respostas breves!

    Grata pela atenção!
    Giorgia

  18. adilson pacheco disse:

    moro em florianopolis e trabalho no setor pesqueiro e tanbem com garçom,sou natural do interior do parana e gostaria de abrir um restaurante com frutos do mar,ja que na cidade existe um unico lugar onde se encontra tal produto,estive pesquisando e o preço é alto pouca qualidade,o negoçio é que eu tenho fontes pra ter tal produto em um preço muito bom,trabalho na area de restaurante ha 8 anos e gostaria de abrir este negoçio,ja que conheço bem oque é atendimento de primeira e qualidade,abrigado a oportunidade,valeu

  19. Luiz de Paiva disse:

    Oi Adilson, pela descrição inicial a oportunidade parece ser interessante. Você conhece o setor, achou um mercado pouco atendido e tem recursos para iniciar… concentre-se na qualidade do atendimento e da comida, e certamente terá sucesso!

  20. Antonio Balbueno disse:

    Muito bom esse artigo, Luiz. Sou funcionário público e estou pretendendo montar um negócio complementar. Esse artigo me ajudará muito, com certeza.

  21. jose carlos da silva disse:

    gostaria de abrir uma loja de roupas femenina para jovens ou uma lan house com mais ou menos 10 computadores para começo, ambos em um bairro de classe media baixa. qual dos dois me aconselha. dica: o local e bem movimentado ja com varios comercios, mas tem 5 lojas de roupas e so uma lan house a 3 km do local. valor mensal do ponto 800reais. desde ja obrigado

  22. Benedito disse:

    Olá, Luiz. Em primeiro lugar, quero elogiar seu site que é show de bola. Estou pretendendo em investir no ramo de estampas de camisetas, canecas e confeccções de fraldas. Sabe me dizer as exéctativas de investimentos e qual o melhor nicho pra atingir ? Obrigado e um grande abraço.

  23. Benedito disse:

    Luiz, no meu comentario quis dizer expectativas de retorno e não de investimento, que se puder me dizer se são níveis altos ou não, tambem agradeço.

  24. Anderson disse:

    Tenho um emprego concurso público municipal, analista de sistema. Estou querendo aumentar minha renda, quero abrir algum negócio.

    Meu medo é não conseguir conciliar com o trabalho (8h por dia, seg – sexta).

  25. ROBERT FELIPE disse:

    BOA TARDE LUIZ.
    MEU NOME É ROBERT, SEMPRE NA MINHA VIDA EU VIM PENSSANDO EM TER MEU PROPRIO NEGOCIO, SEMPRE TIVE FORÇA DE VONTADE.
    BOM GOSTARIA DE ABRIR UMA GUADRA SOÇAITE COM UM PEQUENO BAR, VC ACHARIA QUE SERIA MUITO DIFICIL DE LEVAR ESSE BARCO ? BOM PARA MONTAR EU SÓ TENHO O DINHEIRO DO TERRENO E PARA MONTAR IRIA FAZER UM FINANCIAMENTO NA CAIXA PARA ELES MONTAR E EU PAGAR EM PRESTAÇOES, O QUE VC ACHARIA ?
    CARA VOCE É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS QUE ESTAMOS COMEÇANDO AGORA. OBRIGADO E FICA COM DEUS.

  26. edna de lima moraes disse:

    o que devo abrir moro em uma cidade prospera muito rica mais numca comsegui abrir nem um tipo de negocio tenho uma moto pra vender no valor de 8,00000 sou dona do ponto em uma rua movimentada me ajude

  27. ADRIANO C SOUZA disse:

    ola lui,

    Tenho 31 anos e desde 2007 qdo me formei em administracao tenho desejo de comecar um negocio proprio, já pensei em varias coisas mas tenho um medo que me paralisa, acho que se eu nao colocar em pratica meu desejo agora nao sei se vou conseguir futuramente, estou com um sentimento de frustacao e fracasso que está me comsumindo. Adorei esse seu conteudo, acredito que vc deve ter ajudado centenas de pessoas como eu a tomar coragem e realizar os seus sonhos. ME AJUDA POR FAVOR!

  28. cristiana disse:

    ola!!
    gostaria de saber a que apoios posso recorrer para poder abrir um café próprio.
    nao sei se posso obter financiamento bancario ou ha empresas nesse sentido.
    obrigada :D

  29. Tatiana disse:

    Quero abrir um negocio para mim mas nao tenho capital o suficiente para isto ,na verdade gostaria de abrir uma acan demia mas nao da pensei talvez em franquia de sucoe ou um as comercio so vende verduras e frutas,me ajuda, o que vc acha?

  30. lua disse:

    Boa Noite, estou muito interessada em abrir uma loja de fraldas descartaveis, lenços umedecidos, artigos para bebe (menos roupas e calçados) ja fiz varias pesquisas na internet a respeito do assunto para informar melhor sobre o mesmo, mas nao tive muito sucesso na pesquisa. Se pudesse me ajudar, dando algumas dicas de como iniciar o meu negocio, estimativa de lucro, capital inicial… O ponto o qual estou pretendendo montar e em um bairro onde ainda nao ha esse ramo! Aguardo retorno!

  31. fagner disse:

    quero abrir um negocio no meu bairro uma lanchonete ou um bar de leve quanto de capital e nescessario para eu poder aplicar para começar.

  32. Eu quero abrir um pequeno negócio mas não sei exatamente oque fazer só tenho 1.500,00 reais de capital. Oque fazer preciso de uma opinião por favor me responda o mais rápido que poder.eu estou desempregado.

  33. Adriane disse:

    Bom Dia,
    estou muito confusa… Quero ter meu prórpio negócio, sem que ninguém me mande e eu possa estar a frente com muita cautela.
    As vezes tenho em mente abrir uma loja de bebê, logo mais em fazer cursos para me tornar uma paisagista, na verdade eu penso muito mais não faço nada! Tenho medo, pois tudo requer investimento, tenho medo que não dê certo, que não dê lucro! Sei que é preciso arriscar pra ver, mas quando envolve o bendito do investimento o bolsa pensa antes…
    Alguém poderia me ajudar??

  34. ademir lemes disse:

    olá luíz trabalhei 10 anos com moveis para escritório, tenho um bom conhecimento na área, atualmente tenho uma serralheria, porque as maquinas são mais barato, mas me vejo com uma grande marcenaria, não tenho dinheiro para comprar equipamento, por favor por onde eu começo.att ademir

  35. adriana disse:

    qudo vc se referiu a 12:00h é no meu emprego atual ou dividido em dois? atual ou empregatível? Acho que consigo até mais, mas não gosrstaria de trabalhar mais no atual e menos no meu!!

  36. Pretendo abrir um ser festa na cidade de Assis;tenho muito receio, mas achei um ponto mui bom e estou decidida, gostaria de saber quanto custa montar um negocio desse e inclusive a camara fria. grata

  37. weber neves disse:

    OLA LUIZ.TENHO UMA BANDA GOSPEL,GRAVAMOS UM ÁLBUM NO FINAL DE 2011,DEPOIS DE UM ANO DE GRAVAÇÃO,ESTAMOS COM A AGENDA VAZIA E SEM EXPECTATIVAS. USAMOS TODO O MEIO DE REDE SOCIAL MAS NADA!! NOS AJUDE COM UMA IDEIA?? OBRIGADO

  38. Silvana disse:

    Olá boa tarde!!
    Bem sempre tive vontade de abrir meu próprio negócio,mas ñ sei por onde começar e isso me trava.Já pensei em loja de roupas femininas e atualmente em loja de cosméticos.
    Mas também tenho medo de investir minhas economias e negócio não dar certo.
    Me ajude!!!

  39. Deilson Moratto de S ouza disse:

    Olá gostaria de ter minha propria empresa mas não sei qual ramo e melhor, eu e minha noiva gostaria-mos de alguma surgestão tenho 2 mil inicial… desde já obrigado…


Trackbacks/Pingbacks

  1. Vença seu Medo de Empreender at Empreenda JA - 12. fev, 2007

    [...] Terceiro: na dúvida, comece devagar. Como comentei em outro artigo, você pode tomar os primeiros passos com poucos clientes, e sem deixar seu emprego atual. No entanto, não confunda isto com fazer algo medíocre. Você pode fazer pouco, mas faça-o com excelência, já que isto será a base para o futuro crescimento do negócio. [...]

  2. Perdeu o Emprego? O que Fazer e o que Não Fazer em ConGestionado - 03. jan, 2008

    [...] Avalie alternativas ao emprego “tradicional”. Pode ser o passo que faltava para você abrir seu negócio ou se tornar um consultor. [...]

  3. Emprego x Negócios - Dependência Financeira | Empreenda JA - 20. out, 2009

    [...] condição de se dedicar a outra atividade comercial com um mínimo de qualidade, ainda assim deve começar a se preparar.   Avalie que tipo de negócio poderia abrir caso saísse do emprego, comece a preparar um plano [...]

Compartilhe sua visão

Enviar um comentário

Autor

LUIZ DE PAIVA

Engenheiro, Consultor e
Gerente de Projetos. Veja Mais

© 2014 Empreenda JA. Produzido com Wordpress.

Daily Edition Theme por WooThemes - Premium Wordpress Themes