Empreendedorismo, Sucesso

Qual Negócio Devo Abrir?

239 Comentários 06 janeiro 2008


Recebo vários pedidos de ajuda por e-mail e em meus blogs. Muitas perguntas são inteligentes e pertinentes, mas há uma clássica que mostra como algumas pessoas que querem empreender ainda estão perdidas:

“Qual é o melhor negócio para abrir neste momento?”

A forma exata da pergunta varia. Alguns querem ganhar dinheiro rápido, outros querem usar somente parte de seu tempo, e ainda há aqueles que querem ganhar algo sem sair de casa. O que há em comum na questão é que todos desejam receber idéias de negócios sem dar informações adicionais.

Então vamos lá: as melhores oportunidades estão nas áreas de nanotecnologia, energia limpa e negócios imobiliários. Ajudou? Como não? Quer dizer que você não consegue atuar nestas áreas?

O fato é que não se deve pensar somente no grande negócio do momento. Se ele existe, certamente será disputado por muitos, portanto você somente deve se arriscar nele se realmente tiver a capacidade necessária (em todos os aspectos).

A pergunta correta a se fazer é:

“Como posso construir um negócio de sucesso que aproveite da melhor forma minhas habilidades, paixões e contatos?”

Ou seja:

1) Quais são suas habilidades? Seu negócio deve estar de acordo com suas habilidades. Faça uma lista do que você sabe fazer bem, e concetre sua busca pelas oportunidades nestas áreas. Analise os mercados que você possui experiência e identifique os nichos dos quais conhece as necessidades.

2) O que você gosta de fazer? Quando o negócio é desenvolvido em torno de algo pelo qual o empreendedor é apaixonado, as chances de sucesso aumentam exponencialmente. O gosto pela atividade se refletirá na qualidade do produto ou serviço e no contato com os clientes. Somente tenha certo cuidado com suas “paixões”… se você é louco por bebida talvez não seja a melhor idéia abrir um bar.

3) Quem você conhece? Poucos negócios são levados para o sucesso se o empreendedor não tem uma boa rede de contatos para alavancar a idéia. Isto vale tanto para pequenos negócios de bairro (por exemplo, se todos conhecem e confiam em você) como para empreendimentos mais arrojados (investidores, potenciais parceiros, etc.). Determine quais são as pessoas que podem afetar positivamente seu negócio e como poderá obter o apoio de cada um.

O melhor dos mundos é quando o empreendedor consegue unir os 3 aspectos em seu empreendimento. No entanto, isso não é tão comum. O que importa é saber identificar as oportunidades que aproveitem da melhor forma o conjunto de fatores.

Qual negócio você deve abrir? Você é quem deve me dizer.

(Nota: Leia também o artigo “Como Decidir Qual Negócio Abrir“)




Artigos Relacionados:

  1. Como Decidir Qual Negócio Abrir
  2. Seu Negócio é Único?
  3. O que você esta esperando para começar o seu negócio?

Seus Comentários

239 Comentários até agora

  1. Luiz de Paiva disse:

    Obrigado, Márcia.

  2. simone santos amorim disse:

    oi eu quero abrir um negocio tenho duas opçao ou um salao de cabeleleiro,ou um bar qual dessas ares que tem mais lucro po favor mande uma sugestão.

  3. joana darc calaça dos santos disse:

    Quero abrir um negocio em casa, mas tenho um pequenos espaço, um barzinho mas nao to achando geito de contruir, peciso de ideias e fotos legais ou uma outra ideias melhor.
    por fazr me ajude…

  4. norma disse:

    tenho um sobrado q esta vazio,ja tive uma loja nele por tres anos mas nao deu certo,pq vendi muito fiado e me ferrei;gostaria de aproveitar o espaço para salao de festa o que preciso para isso,obrigada pela ajuda.

  5. Janice Gomes disse:

    sou de Anola+ PROPRIAMENTE DE LUANDA.ESTOU DESEMPREGADA E QUERO ABRIR UM NEGOCIO URGENTE.O QUE PDES M ACONSELHAR ABRIR

  6. Jonatas disse:

    Olá..
    Bom minha dúvida esta entre, uma pequena loja roupas etc.., Ou um barzinho do tipo
    serv festas e ou choperia , Bom creio que o custo de uma loja seja muito mais alto o que o de um bar. Gostaria muito que você podesse me ajudar, gostaria que me dissese mais ou menos qual o custo total de cada area…
    Muitp Obrigado!!!

  7. Flávio disse:

    caro amigo(a)gostaria de opiniões a respeito de negócio vc me indicaria pra abrir.
    Tenho 20 anos e moro no interior da bahia.
    Esperando por resposta no email.
    abraçãoo

  8. denison disse:

    Amigo gostaria de uma opinião sua tenho uma lan mais o movimento está muito fraca e ñ tenho dinheiro no momento para investir oq vc mim indicaria pra melhorar meu movimento ou deveria mudar de ramo e qual o ramo q vc me indicaria?
    moro no enterior de PE

  9. Laura disse:

    Boa tarde!
    estou procurando algo para trabalhar ou abrir alguma coisa so que tudo que penso ja existe gostaria de sugestões pois estou com disponibilidade detempo integral.Moro em Uberlandia e gostaria de ideias ou dicas .
    Obrigada Laura

  10. Gizely França disse:

    Bom!! Amigo, eu tenho um valor em mão de 27mil, eu sei que não e muito dinheiro, + eu gostaria de fazer isse pouco dinheiro, creser e se torna em um bom lucro, eu tenho em mente, pra fazer um mercadinho, na frete da minha ksa, eu tenho um bom espassor.+ o unico problema e que eu e meu esposo, nunca trabalhamos nesse ramo, + estamos muito confiante, que vai dar ccerto ate por que aqui a onde eu morro e um pequino comjunto, e so tem um mercadinho, e ficar bem longe da minha ksa, então eu gostaria de algumas dicas, das + simplise das + dificeis. Oque eu devo eu não devo fazer, eu gostaria, que nele tivesse de tudo um pouquinho! me ajude, me dando dicas importantes e por ronde eu devo comesar!!! obrigada, estou aguardado resposta!!! Ate logo, e dez de ja muito obrigada, pela sua atenção!!! Ass: Gizely França.

  11. Gisele disse:

    queria abrir algo ,gosto de3 embelezar as pessoas,de moda ,cozinhar,e principalmente mexer no computador

  12. Jeanne disse:

    Boa noite,

    Pela minha necessidade e a do meu bairro, estou pensando em abrir uma empresa de vigilancia residencial, onde sesrá feita ronda de hora em hora, pois moro em um bairro bastente perigoso e já tenho uma pequena sorveteria e corro riscos de ser assaltada.
    Como devo abordar a comunidade para passar confiança em termos de equipamentos para os seguranças que vão está uniformizados e de moto.detalhe será dois seguranças em uma moto, pois os riscos são menores.

  13. Jean Lucas disse:

    Nossa!! Isso sim tirou minhas dúvidas.
    Muito obrigado mesmo, agora ja sei por onde começar!!

    vlww!!

  14. Maryellen disse:

    Olá, estou pensando em abrir um negocio proprio, moro numa cidade onde o ponto alto é a confecção de roupas, aqui é o “polo industrial”. penso em abrir algo no meu bairro, mas aqui já tem de tudo supermercado, sorveteria, mercadinho, academia, bar, restaurante, lanchonete, lan house, papelaria, salão de beleza, enfim… não sei no que investir, talves algo relacionado ao setor principal que é confecção de roupas, de verdade, estou precisando de algumas ideias. gosto de trabalhar.. e tenho bom relacionamento com muita coisa, alimentação, computador, gosto de lidar com pessoas, publico, me relaciono bem com qualquer setor, enfim, preciso urgentemente de ideias. aguardo, desde já grata.

  15. Eidi disse:

    Eu pretendo abrir um negócio, mas estou sem direção,poderia me auxiliar?moro em uma cidade do interior de Sp,com aproximadamente 15.000 habitantes,to sem muito dinheiro, mais ou menos uns dez mil,o que posso fazer?Obrigada pela atenção.

  16. Jadson martins disse:

    Esou pensando abrir um negocio para mim, te um capital inicial de 2.000,00, tenho em minha casa um ponto comercial desoculpado, preciso de uma boa ideia. Já pensamos em um mercantil, uma distribuidora de bombons, sorveteria etc.

    Estou aguardando sua ideia… desde já grato.

  17. kARINA disse:

    olá, estou querendo abrir um negocio mas estou sem saber o que fazer tenho 15 mil para investir, mas não sei que da pra fazer com esse dinheiro, pensei em uma loja de roupas, mas tenho medo, gostaria de saber como esta o mercado vc me indicaria alguma coisa?
    obrigada.

  18. ANA PAULA SILVA disse:

    EU QUERO ABRIR UM PEQUENO BARZINHO E PETISCO E SÓ TENHO 4 MIL REAIS, JA TENHO A MINHA PROPRIA LOJA. COMO EU DEVO FAZER?

  19. rouver disse:

    Ola, boa noite.

    Sou barbeiro, mas tenho limitações q estão começando a interferir no meu trab. Gostaria de uma ajuda para q eu pudesse fazer um trab. paralelo. Gostaria de uma orientação no que possa fazer um novo investimento.
    Minhas limitações esta vindo de um quadro de PARKINSONISMO.
    Fico grato pela atenção.

  20. cleuseli sementino disse:

    ola… boa tarde…. olha tenho um sonho… que ter meu proprio negocio… mas tenho como todo mundo muito medo… trabalha fora. a quase 22 anos , tenho 26 de carteira assinada. mas estou um pouco frustrada, ja faz tempo que quero algo p mim memsa. sonho td dia c isso .. uma loja de roupas e bijus… ou papelaria tbm. tipo maquina de xerox. gosto disso tbm. tenho um espaco .. pequeno mas tenho. meu esposo tem muito mais medo q eu. e isso me deixa meio desanimada. mas td dia penso nisso , quero isso . sinto que quero , mas sempre tem alguem p te desanimar.

  21. Cezar disse:

    Bom dia!!!
    tenho 25 anos e gostaria que alguem me dessse uma sugestao de negocio. estive olhando umas fraquias no valor de R$10 mil reais mais nao achei nenhuma que se encaixasse aqui na minha cidade. A cidade aqui tem cerca de 120 mil habitantes. dei-me dicas por favor!!!
    grato pela colaboração.

  22. Daniele disse:

    ola, sou Daniele, tenho 24 anos, trabalho como aux. de escritorio e ha um ano mais ou menos venho querendo abrir meu negocio.
    ingressei no mundo do artesanato, gosto de fazer artesanato e queria trabalhar em casa.moro num bairro que esta crescendo agora, nao tem muitas opçoes de compra.
    e recebi a ideia de construir em minha casa, um salao pequeno e fazer tipo um bazar, com papelaria, aviamentos, xerox e no mesmo lugar faria os artesanatos e ja vendia ali mesmo.
    mas para me arriscar preciso sair do serviço.
    vc acha que vale a pena arriscar?
    meu marido tb nao acredita que possa dar certo, o que me deixa desanimada.

    Obrigada.

  23. andre freita nascimento disse:

    gostaria de abrir uma estamparia qual e´o mehlor local para entregar as pesas protas obrigado.

  24. GERSON disse:

    Estou pensando abrir um negocio para mim, tenho um capital inicial de 2.000,00, tenho em minha casa e nao sei o que abrir gostaria de uma sugestao

  25. Rafael de Oliveira disse:

    Olá Luiz.
    Tenho 19 anos e desde já gostaria de ter um negócio próprio. Tenho um conhecimento considerável de eletrônica e programação de microcontroladores, softwares e sites.
    Você sabe como eu poderia aplicar esses conhecimentos em um negócio próprio? Em que tipo de negócio poderia atuar, o que exatamente poderia fazer?
    Quanto a questão de investimento, admito que não tenho capital nenhum pra isso, mas acredito que com uma boa idéia de negócio conseguirei um apoio do CEDIM, um orgão do SEBRAE que dá apoio a empreendedores.
    Por favor me envie uma sugestão.

  26. Daniel disse:

    cara valeu mesmo era disso que eu precizava ver, sou tapeceiro “reformo sofas” e quero abrir uma loja de estofados, e eu so tenho 15 anos ja sou “dono do proprio negocio”

  27. RITA disse:

    Gostaria de idéias para abrir alguma coisa na minha cidade.
    Moro em uma cidade com 40mil habitantes no interior de SP uma cidade pacata mas com bastante industrias e cidades vizinhas bem perto, gostaria de idéias de negocios que de certo.

  28. Jeanine disse:

    Estou pensando em abrir meu próprio negócio . Disponho no momento de R$ 12.000,00. Pensei numa loja que vende salgados pequenos e grandes ou numa casa de doces. Preciso muito de informações. Obrigada.

  29. leandro disse:

    trabalho em uma empresa pública a quase 20 anos, apesar de não ganhar muito por mes, não gostaria de largar um trabalho concursado em que mais 10 anos posso me aposentar para aventurar em um negócio, porém minha renda não é suficiente para minha família.gostaria de uma idéia que pudesse trabalhar paralelamente nas horas vagas como das 17:00 em diante todos dias e aos sábados integral e que complementasse minha renda, talvez um negócio próprio, ou uma idéia inovadora,etc. aguardo resposta. Obrigado.

  30. Mônica disse:

    Boa noite, tenho um namorado, q tem boas condições financeiras e está disposto a investir num negócio p/ mim, p/ q eu ñ fique em casa a toa rrs, enfim, eu sempre quis abrir um negocio, mas p/ mim era algo tao distante financeiramente q nem me aprofundava nesse sonho, mas a vida me deu essa oportunidade assim de bandeja, mas agora ñ sei o q fazer, ele até me sugeriu um restaurante ou um salão de beleza, eu pensei numa clínica de estética, nós estamos querendo comprar o ponto com os equipamentos tudo pronto, estou muito animada, e ao mesmo tempo assustada, pois ñ entendo de administração, finanças, custo benefício, enfim, tudo q um empeendedor precisa, eu achava q o mais difícil era o dinheiro, mas to vendo q ñ é bem assim, o q faço?sou tecnica de enfermagem, e tenho 25 anos, mas tenho disponibilidade total d horario, já q ñ estou trabalhando.

  31. Glenda disse:

    Boa Tarde, gostaria de mais informações sobre abrir um negócio, o que abrir, tenho 21 anos e moro em Franca-SP, interior de são paulo.
    Tenho em mente uma padaria,uma loja de roupas ou uma loja de peças automotivas.

    Obrigada, estou no aguardo por resposta via e-mail!

  32. thiago disse:

    estou querendo abrir uma lanchonete mas estou meio confuso sera q estou fazendo a coisa certa esse é meu sonho mas eu quero começar de baixo em casa mesmo vendendo hot dog isso vai dar serto sera me manda umas dicas por favor. Obrigado, estou no aguardo por resposta via e-mail!

  33. Fernanda Teixeira disse:

    Tenho habilidades para criar bijuterias e estou querendo fazer o curso superior de designer de joias e gemas. Gostaria de saber se compensa abrir um negocio nessa área. Não tenho dinheiro e gostaria de saber como fazer para abrir o meu negocio. Obrigada!

  34. Mirian disse:

    Gostaria de investir numa Copiadora com Lan House, o que vc acha desse empreendimento e quanto acha que devo gastar inicialmente?


Trackbacks/Pingbacks

  1. Ganhar dinheiro na internet é um mito? | Produzindo.net - 08. jan, 2008

    [...] O blog “Empreenda Já” fez um ótimo artigo que fala exatamente sobre isso. Vale a pena dar uma lida. [...]

  2. Como Decidir Qual Negócio Abrir | Empreenda JA - 11. nov, 2008

    [...] um artigo que escrevi no começo do ano, “Qual Negócio Devo Abrir?“, listei algumas perguntas básicas que o empreendedor com muitas idéias deve ser fazer para [...]

  3. Evolução Tecnológica: Risco ou Oportunidade? | Empreenda JA - 12. dez, 2008

    [...] O leitor Douglas escreveu a seguinte dúvida no artigo “Qual Negócio devo Abrir?“: [...]

  4. Inovação de Negócios | Empreenda JA - 15. ago, 2009

    [...] que precisam de sugestões e idéias sobre qual negócio abrir.  Nos comentários do artigo “Qual Negócio Devo Abrir?“, os leitores podem ver as diversas dúvidas que os empreendedores enfrentam ao imaginar um [...]

  5. Estrutura do Plano de Negócios | Empreenda JA - 20. set, 2009

    [...] dois artigos que escrevi neste blog, “Qual Negócio Devo Abrir?” e “Como Decidir Qual Negócio Abrir“, as dificuldades dos que querem abrir um [...]

Autor

LUIZ DE PAIVA

Engenheiro, Consultor e
Gerente de Projetos. Veja Mais

© 2014 Empreenda JA. Produzido com Wordpress.

Daily Edition Theme por WooThemes - Premium Wordpress Themes