Empreendedorismo, Inovação

Como Decidir Qual Negócio Abrir

119 Comentários 11 novembro 2008


Em, um artigo que escrevi no começo do ano, “Qual Negócio Devo Abrir?“, listei algumas perguntas básicas que o empreendedor com muitas idéias deve ser fazer para direcionar suas ações.

Naquele artigo, recebi um número muito grande de perguntas e comentários, grande parte de empreendedores solicitando orientação sobre a viabilidade do negócio que tem em mente.   Na maioria dos casos, é muito difícil responder às perguntas, porque a análise de um negócio precisa do estudo de uma grande quantidade de dados e informações.

Ao mesmo tempo, muitas pessoas mostram empolgação e vontade de empreender, mas ainda não sabem qual caminho seguir.

Por isso, decidi escrever este artigo com uma ferramenta muito simples que ajudará o empreendedor a colocar suas idéias no papel e ter uma forma mais estruturada de avaliação das idéias.  Primeiro vou explicar esta ferramenta, depois ressaltarei alguns cuidados muito importantes em seu uso.

Então vamos lá… vejam o mapa mental a seguir:

(clique para abrir em outra janela)

Apesar de ter usado uma ferramenta online para preparar este mapa, você pode criar algo muito similar à mão, em uma folha de papel.   Para construir o mapa, siga estes passos:

  1. Abra um “ramo” para cada assunto do qual você gosta.   Suas idéias de negócios sempre devem partir de seus gostos pessoais, para aumentar a probabilidade de sucesso.  Neste exemplo, usei “Animais” e “Música Eletrônica”.
  2. A partir de cada gosto pessoal, abra um novo ramo para cada potencial negócio que você poderia abrir relacionado a este gosto.   Aqui vale a criatividade.  No exemplo, para o gosto “Animais”, abri as opções “Clínica Veterinária”, “Centro de Treinamento” e “Pet Shop”.
  3. A partir de cada potencial negócio, abra os seguintes ramos:  “Conhecimento”, “Mercado”, “Investimento”, “Localização” e “Outros”.
  4. Em cada item, abra um novo ramo descrevendo a situação ou informações disponíveis, avaliando com positivo, neutro ou negativo.
  5. Em “Conhecimento”, descreva quanto você conhece sobre aquele negócio ou ramo.  Se outras pessoas possuem o conhecimento e o ajudarão no negócio, escreva isto também.
  6. Em “Mercado”, fale brevemente sobre as condições do mercado para aquele tipo de negócio.
  7. Em “Investimento”, avalie se você provavelmente terá recursos para desenvolver aquele negócio.  Você pode avaliar também se o potencial de retorno é suficiente para suas expectativas.
  8. Em “Localização”, verifique se será possível obter um bom local para seu negócio.
  9. Em “Outros”, descreva outros pontos importantes que não constem nos itens acima.

Ao terminar o mapa, você terá algo similar ao exemplo que criei.   Neste exemplo usei poucos itens, mas o conceito não muda.     Após isto, faça uma somatória dos pontos de cada potencial negócio, dando 2 pontos para avaliação positiva, 1 para neutro e 0 para negativo.  No exemplo, o resultado ficaria assim:

  • Pet Shop:  8 pontos
  • Loja de Discos:  7 pontos
  • Centro de Treinamento:  6 pontos
  • Clínica Veterinária:  5 pontos
  • Curso para DJs:  4 pontos
  • Casa Noturna:  0 pontos

Pronto!   A partir disto os próximos passos dependem de você.  Minha sugestão é que você tome os 2 ou 3 primeiros itens e faça uma pesquisa muito mais detalhada e abrangente, para que aprimore os critérios de decisão e possa escolher qual negócio abrir.

Algumas dicas e cuidados importantes no uso da ferramenta:

  • O objetivo do mapa é ajudar a esclarecer idéias e discutir conceitos, e não dizer a você qual deve ser sua decisão final.   A decisão de qual negócio abrir somente deve vir depois de bastante pesquisa adicional.
  • Não se amarre ao que descrevi.  Se você acha importante avaliar outros aspectos do negócio, faça-o.  O importante é que gere suficientes informações para que se sinta confortável em filtrar alguns negócios para avaliar.
  • Seja criativo.  Use este processo mental para imaginar idéias inovadoras, e não fique preso somente no tradicional.
  • Compartilhe.  Discuta os conceitos com pessoas de confiança, que podem agregar informações que são importantes na avaliação de cada potencial negócio.





Artigos Relacionados:

  1. Qual Negócio Devo Abrir?
  2. Seu Negócio é Único?
  3. Use Metas como Motor do Empreendedorismo
  4. Não Perca seu Tempo. Você vai Fracassar!
  5. O que você esta esperando para começar o seu negócio?

Seus Comentários

119 Comentários até agora

  1. JOSUE OLIVEIRA SOUZA disse:

    BOM DI!Gostaria muito de abrir meu proprio negocio,uma lanchonete.porém minha propria esposa me desanima por causa da concorrencia que irei enfrentar proximo ao meu ponto.o que acha disso?

  2. Antonio Gomes de Mello disse:

    Prezados Senhores.

    Pretendo abrir uma loja de Ferragens(Eletro-Hidráulica)gostaria de orientação para saber qual deve ser o capital inicial e procedimentos.
    Sou profissional da Área de Eletricidade com experiência.
    Att,
    Antonio Mello

  3. Elozilda Bastos Da Silva disse:

    não sei qual dá lucro mais rápido lanchonete ou loja de 1,99 gostaria de uma orient~ção. (exata)gosto das duas opção.mais tenho que decidir. e não sei exatamente,serio quero ajuda de DEUS E DE QUEM PUDER.FICAREI MUITO GRATA PELA ORIENTAÇÃO,BEIJOS E UM ABRAÇO DE CORAÇÃO FICA COM DEUS.

  4. delucia de oliveira disse:

    Quero abrir uma loja de utilidades doméstica coisa assim; tudo de 5,00reais. Onde posso ta adquirindo produtos para comprar

  5. maria helena disse:

    ola gostaria da opinião de vcs.to querendo abrir 1 lojinha de 199,mas não sei onde comprar e como comprarou acessorios como bijou,anel cinto etc

  6. sirlene tavares disse:

    moro em uma cidade pequena gostaria de abrir um pequeno negocio e simples sem ter muitos riscos.

  7. Isabel disse:

    Boa noite eu gostava de abrir um negócio, mas financeiramente neste momento não estou muito bem, logo teria de ser um negócio que inicialmente não me ficasse muito caro. Então eu tinha ideia de abrir uma loja de usados ou venda e criação de animais, como pássaros, gatos e cães. Mas não sei, por onde começar, queria uma opinião para saber o que posso fazer, para que tal seja possivel. Obrigado.

  8. catiane disse:

    eu estou qerendo abrir um negocio pra mim um salao fraa do brasil eu precizo de ajuda

  9. catiane disse:

    e fora do brasil eu que uma ajuda?

  10. Rafaela disse:

    Olá!
    Bom dia…
    Moro em uma cidade pequena e gostaria de montar o meu próprio negócio,mas às vezes acho que não vai dar dinheiro(porque é o que eu estou precisando).Gostaria de montar uma loja de sapatos,mas acho dificuldade em onde procurar esse produto para revender.O que faço me mande resposta por e-mail.
    Obrigada!

  11. mauro nunes da silva disse:

    gostaria de aproveitar a merreca que tenho para abrir uma barbearia mas não encontro ninguém para levantar o meu astral e dizer vai você consegui por favor me ajude a ter ideias

  12. angela disse:

    gostaria de dota um pequeno negocio,mais não tenho ideia de quer coloca,pois na minha cidade ja tem loja de roupa,comida,materias de construção,veda de comercio,e outros você tem uma ideia para mida.

  13. beloni disse:

    Bom dia,
    preciso de ajuda tenho 15,000,00 mil e quero abrir meu próprio mais não consigo me identificar com nada por favor me ajuda,
    grata beloni

  14. liriane disse:

    estou em duvida qual tipo de negocio abrir loja de roupas ou de um real como me decido e como faco para comecar

  15. rosana disse:

    Ola tudo bem? estou querendo abrir um negocio pra mim mais estou em duvida se abro uma loja de roupa ou um salao que faz so unhas de gel. me ajudem. me respondem por email rosanacoutinho13@yahoo.com.br


Trackbacks/Pingbacks

  1. Qual Negócio Devo Abrir? | Empreenda JA - 11. nov, 2008

    [...] (Nota: Leia também o artigo “Como Decidir Qual Negócio Abrir“) [...]

  2. Único Negócio | Empreenda JA - 13. mai, 2009

    [...] finalizar, pense também no seguinte:  ao tentar definir qual negócio abrir, nem sempre o PRODUTO deve ser único e inovador… muitas vezes o grande diferencial é [...]

  3. Inovação de Negócios | Empreenda JA - 15. ago, 2009

    [...] os empreendedores enfrentam ao imaginar um novo negócio.   Também já escrevi um pouco sobre o processo de decisão do negócio e o processo de [...]

  4. Estrutura do Plano de Negócios | Empreenda JA - 20. set, 2009

    [...] dois artigos que escrevi neste blog, “Qual Negócio Devo Abrir?” e “Como Decidir Qual Negócio Abrir“, as dificuldades dos que querem abrir um negócio podem ser vistas nos comentários.  Isto [...]

Compartilhe sua visão

Enviar um comentário

Autor

LUIZ DE PAIVA

Engenheiro, Consultor e
Gerente de Projetos. Veja Mais

© 2014 Empreenda JA. Produzido com Wordpress.

Daily Edition Theme por WooThemes - Premium Wordpress Themes