Empreendedorismo, Inovação, Melhoria, Sucesso

Seu Negócio é Único?

24 Comentários 13 maio 2009

Você consegue responder positivamente à pergunta do título deste artigo?

Se você consegue, tem certeza que não está listando somente os pontos fortes de seu negócio?

Vamos supor que seu negócio é um restaurante a quilo.   Se você listou características como variedade dos pratos, higiene e agilidade no pagamento, está listando apenas pontos fortes, que não necessariamente tornam seu negócio único.

Então o que é ser único?  O negócio único é aquele que tem uma característica positiva tão marcante que leva os clientes a não o trocarem pela concorrência.  Além disso, esta característica única não deve ser fácil de copiar.

Em muitos casos, um ponto forte de um negócio pode torná-lo único, mas somente quando o efeito positivo sobre os clientes é realmente muito forte.  A conceito de único também pode ser em um contexto local ou regional (ou seja, um negócio pode ser único em sua cidade, mesmo que em outras regiões existam outros similares).

Vamos a 2 exemplos bastante diferentes:

O Google é um negócio único.  Seu principal produto é o mecanismo de busca, e seu algoritmo é tão eficiente que nenhuma outra empresa (como Yahoo e Microsoft) conseguem entregar resultados de busca tão bons.  Com isto, o Google domina este mercado bilionário e continua ganhando participação.

Eu frequento um restaurante japonês em minha cidade que oferece uma ótima qualidade e variedade, a um preço razoável (e comida à vontade).  O ambiente é simples, mas agradável.   Isto normalmente seriam somente pontos fortes, mas eles se destacam tanto em relação aos outros japoneses da cidade que está sempre com bom público e eu nem sequer cogito ir a outro.

Não pense que é fácil ter um negócio único.  Na realidade, a maior parte dos negócios não consegue ter este elemento único em algum momento de sua existência.  Isto, no entanto, não é um fato desanimador, pelo seguinte fato:

A busca pela característica única é tão importante quanto ser único.

O que quero dizer com isto?   Simples… se você define que quer ter um atendimento ao cliente único, tomará ações para treinar os funcionários, otimizar processos de atendimento e melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes.   Mesmo que sua empresa não se destaque como o melhor atendimento entre os todos os concorrentes, certamente será um importante destaque, e os resultados de seu negócio serão melhores.

A búsca pelo único não deve vir somente de um sonho do empreendedor.  É fundamental ouvir as necessidades dos clientes.   Conheço uma clínica médica que tem uma sala de espera ampla e agradável, com revistas atualizadas, televisão, cafézinho, entre outros “mimos”.  No entanto, o atraso no atendimento nunca é inferior a 40 minutos…   eu preferia mesmo que eles se destacassem pela pontualidade, mesmo que tivesse que sentar em um banquinho de madeira!

Para finalizar, pense também no seguinte:  ao tentar definir qual negócio abrir, nem sempre o PRODUTO deve ser único e inovador… muitas vezes o grande diferencial é oferecer algo que já existe, mas de uma FORMA única e inovadora.




Artigos Relacionados:

  1. Como Decidir Qual Negócio Abrir
  2. Qual Negócio Devo Abrir?
  3. O que você esta esperando para começar o seu negócio?

Seus Comentários

24 Comentários até agora

  1. jacyra reis fonseca disse:

    OLA
    ME CHAMO JACYRA FONSECA, TENHO UMA LAN HOUSE DE BAIRRO , A 1,00 REAL, GOSTARIA DE AUMENTAR A HORA MAS EXISTEM OS CONCORRENJTES QUE USAM DE MA CONDUTA, ILEGALIDADE E TRABALHAM COM 1,00, GOSTARIA DE FAZER UM CYBER CAFE, SER UNICO NO MERCADO, MAS ESTOU MEIA CONFUSA, SE CONTINUE NO RAMO , ESTOU COM A IDEIA TAMBEM DE OFERECER CURSOS DE INFORMATICA, MAS NAO SEI ONDE BUSCAR INFORMACOES PRECISAS, PARA ME INFORMAR. ESTOU ACESSANDO O SITE O GERENTE E GOSTARIA QUE VC ME DESSE ALGUMAS DICAS PARA AMPLIAR MEUS HORIZONTES, ESTOU COM INTENÇÃO DE ADQUIRIR INVESTIMENTO JUNTO AO BANCO DA GENTE, TEMOS 06 MESES DE CARENCIA PARA INICIAR AS PARCELAS E OS JUROS SAO SUPORTAVEIS. ME AJUDE
    OBRIGADA DESDE JA

    JACYRA FONSECA

  2. Luiz de Paiva disse:

    Olá Jacyra,

    O que você quer é desenvolver um serviço premium (cyber café com valores mais altos). Em princípio, a idéia parece ser boa para se destacar da concorrência. Quando se batalha somente no preço, as margens tendem a ser mínimas, às vezes insuportáveis. Ao oferecer serviços diferenciados você pode fugir desta batalha e ter margens melhores.

    Sugiro que avalie cuidadosamente se em sua região há mercado para estes serviços premium. Porque não começa oferecendo uma pequena diferenciação com um pequeno aumento de preço para ir testando a aceitação?

    Boa sorte!

  3. Ismael Saide disse:

    Pretendo abrir um negócio de talho, venda de carnes e mariscos, incluindo o seu assado.
    Que aspectos devo ter em conta para que o negócio seja rentavel.

  4. anita disse:

    olá meu nome e anita tenho vontade de montaruma firma de animação de festas, meu marido é dj e tenho muita experiencia com festa tenho tb uma facilidade de tercerizar os serviços de buffet e bolo mais não sei exatamente por onde começar nunca trabalhei com admintração você pode me ajudar?

  5. Ramiro disse:

    Olá Luiz. Estou me estruturando para montar uma imobiliaria aqui na cidade de Diadema. Meu amigo, estou individado e só agora caiu a ficha que esse mercado é a médio / longo prazo. Como faço para manter as portas abertas se não recebo cliente nenhum, não há procura, só gastos. Semana repassada dispensei uma funcionária. Não sei o que fazer. Você acha que mudar de ramo é um bom negócio? Vejo que ramos de alimentos dão retorno imediato. O que eu devo decidir, insistir com a imobiliaria ou começar um ramo de alimentos? Muito obrigado. Abç

  6. jeferson correa disse:

    oi sr luiz

    tenho 25 anos e pretendo muito abrir um negocio .
    moro em montenegro RS ( interior de porto alegre), as duvidas são tantas que nem sei oque perguntar primeiro.
    bom começando com o dinheiro de investimento vem de um consorcio ,e a minha ideia é de abrir um campo de paintball, aqui não tem quase nada para se fazer , temos que ir para a capital para faze algo.
    achei que um campo de paintball seria um bom negocio . oque voce acha???
    responda por email por favor

  7. lucas disse:

    quero abrir um negocio mais não seio q fazer sera que voces podem me dar uma força

  8. Luiz de Paiva disse:

    Pessoal,

    Tenho outros artigos no blog que ajudam com várias das dúvidas apresentadas nestes comentários:

    http://ogerente.com/empreendaja/2008/01/06/qual-negocio-devo-abrir/

    http://ogerente.com/empreendaja/2008/11/11/como-decidir-qual-negocio-abrir/

    Espero que ajude…

  9. Carlos Magno Alexandre disse:

    Gostaria de abrir uma para vender “çai”, juntamente com sucos e delicatese(doces e tortar). É correto juntar ou devo apenas vender “açai”. Assim como uma xerox,fax,uma consulta de internet.

  10. Marcos Miranda disse:

    Gostaria de saber se há alguma forma (ou registro específico) de garantir a titularidade da idéia de um projeto de marketing inovador e exclusivo no mercado…uma vez que quando o mesmo for apresentado para algum invetidor corre-se o risco de ter a idéia copiada e o criador do referido projeto ser colocado para escanteio.

  11. maryna disse:

    Ola meu nome e maryna gostaria de saber se e possivel abrir um negocio com 1.500 reais,gostaria muito de ter uma ideia mim ajude por favor..

  12. anderson disse:

    ola,estou pra sair do meu emprego atual e gostaria de abrir um negocio pensei em revenda de calados,mas tenho medo de nao dar certo,mas a vontade é de enfiar a cara me de uma luz ai…abraços..?

  13. CARLOS B. ROSA disse:

    olá !! boa tarde !! eu quero abrir uma loja de materiais hidraulicos especializada ! aqui na minha cidade ! tem +/- 50.000 hab. e não tem uma loja especializada em hidraulica ! temc 06 lojas de mat. para construção , mas nunca acha tudo para hidraulica ! e tem, que ir pra uma cidade vizinha que é Sorocaba , bem maior ! gostaria de receber algumas dicas !!! eu tenho 85.000 reais pra iniciar !! é suficiente !!! pra começar ??

  14. ANA CAROLINA disse:

    Boa tarde.
    Hoje senti vontade de comer uma raspadinha, procurei em toda a cidade e na internet, descobri que não tem NENHUMA loja deste ramo na minha cidade. Claro que cheguei em casa e fiz apenas com gelo e leite condensado, mas a seguir pensei que seria uma boa possibilidade de negocio único no ramo de sorveteria, sucos e coqueteis.
    Vc acha a idéia inviável ou com um bom plano de negócios por mais simples que seja posso ganhar dinheiro com isso?
    Pensei em um quiosque no shopping pois abre uma maior margem de lucro.
    Grata,
    Ana Carolina.

  15. Fernando disse:

    Este negócio pode ser considerado como único pois existem poucas pessoas que trabalham com este sistema no Brasil. É um segredo guardado a 6 chaves onde a setima pode ser a sua. Abra seu NEGÒCIO com pouco investimento e bons resultados. Oferece Suporte nos primeiros 60 dias. Investimento total em equipamentos, registros empresa MEI, Fórmula , etc , será de no maximo 5000,00 podendo iniciar com até 2000,00 iniciais. Se ja tiver veiculo. http:// [editado pelo administrador]

  16. RAFAEL disse:

    OLA PENSEI EM ABRIR UMA SORVETERIA JUNTAMENTE COM UMA LANCHERIA ONDE SERVERIA DIVERSOS TIPOS DE PRATOS.NA MINHA CIDADE AINDA NAO EXISTE UM RAMO DISSO.VC ACHA UMA BOA IDEIA.GRATO

    RAFAEL

  17. franciele disse:

    ola me chamo francielçe quero abrir um deposito e distribuidora de cigarro e bebidas mais tenho duvida na minha cidade ainda não tem nenhum destribuidor de cigarro sera qui esse negocio vai dar certo?

  18. EURIPEDES CORREIA PINTO disse:

    oi boa tarde sou motorista e nao consigo arrumar emprego fasil talves por ja ter 53 anos.emfim to pensando em abrir uma pequena fabrica de vassoura com garrafa pet resiclando a mesma gostaria de sua opiniao e a possibilidade de dar certo e como ter uma asseçoria para a mesma ja que nao tenho capital para iniciar.obrigado EURIPEDES de ARARAQUARA SP.

  19. quero abrir um negocio mas nao sei por onde comecar,gosto muito da area de cafeteria lanches rapidos tido fstfod,queria muito uma ajuda de vcs.

  20. suely disse:

    penso em abrir uma mini fabrica de vassouras, se alguem tiver experiencia no assunto por favor me ajude,
    agradecida

  21. Ladiane disse:

    Olá, meu nome é Ladiane.

    Estive lendo a algumas informações nessa matéria, pois estou em busca de dicas para começar a trabalhar pra mim mesma… Sei fazer doces do tipo: trufas, bombons, etc., mas sei que existem vários vendedores na minha região, embora a qualidade não seja tão boa… Meu medo é investir na qualidade e não compensar no lucro, pois não posso subir muito o preço, as pessoas gostam de coisas mais baratas. O que você me diz? Grata!

  22. belony disse:

    Bom dia.
    preciso de ajuda tenho uma empresa de reciclagem de todos os tipos de material e também trabalho com coleta de resíduos industrial sendo trabalho com o meio ambiente da cidade mais queria inovar pois tenho toda a documentação tipo licença de operação alvará dos bombeiros caminhão licenciado para carga perigosa, gostaria de poder oferecer algo mais diferenciado dos outros concorrentes, pois e um ótimo negocio, Aguardo o retorno por E-mail belonysaybro@gmail.com .Grata Belony


Trackbacks/Pingbacks

  1. Inovação de Negócios | Empreenda JA - 19. set, 2009

    [...] O processo para chegar a este tipo de solução é relativamente simples.  O segredo está em manter os olhos abertos em relação ao que vivemos no dia a dia e ver como situações corriqueiras poderiam criar um diferencial inovador em nossos negócios – tornando-os únicos. [...]

Compartilhe sua visão

Enviar um comentário

Autor

LUIZ DE PAIVA

Engenheiro, Consultor e
Gerente de Projetos. Veja Mais

© 2014 Empreenda JA. Produzido com Wordpress.

Daily Edition Theme por WooThemes - Premium Wordpress Themes