Inovação

Comum + Comum = Diferente

5 Comentários 15 agosto 2009


Ter um negócio igual aos existentes é sempre arriscado.  Sem um toque de inovação, as chances de sucesso se reduzem.  A boa notícia é que você não precisa ser um gênio criativo para inovar em sua empresa.

Recebo neste blog muitas perguntas de empreendedores que precisam de sugestões e idéias sobre qual negócio abrir.  Nos comentários do artigo “Qual Negócio Devo Abrir?“, os leitores podem ver as diversas dúvidas que os empreendedores enfrentam ao imaginar um novo negócio.   Também já escrevi um pouco sobre o processo de decisão do negócio e o processo de inovação.

O fato que muitas vezes foge da mente dos empreendedores é de como a inovação é crucial para sua empresa.  Um fator diferenciador que chame a atenção dos clientes positivamente pode fazer toda a diferença entre um negócio bom e um grande sucesso empresarial.

Empreendedores tendem a serem inovadores por natureza, mas um empurrãozinho sempre ajuda…  e este empurrãozinho pode estar à sua frente sem que você tenha percebido.

Vamos lá: Uma das formas mais fáceis de inovar em seu negócio é tomar algo que é bem feito em um tipo de negócio completamente diferente e aplicá-lo a seu negócio.  Por isso o título no artigo:  Some o que é comum em seu setor com o que é comum em outro setor e obtenha algo diferente.

Para explicar, vou exemplificar.  Quando você viaja de avião, faz check-in e depois vai à sala de embarque, aonde pode acompanhar na tela a situação de seu vôo.  Mesmo que tenha que aguardar algum tempo, há um certo “conforto” em saber se o horário previsto está mantido, se está na sala de embarque certa, etc.  Sem estas informações disponibilizadas para os viajantes, o processo de espera seria mais estressante.

Recentemente fui comprar algumas lâmpadas e abajures na Lustres Yamamura, em São Paulo.  Após selecionar os produtos, a atendente nos dirigiu até o caixa aonde fizemos o pagamento.  Em seguida fomos a uma “sala de espera” na qual funcionários recebiam material do almoxarifado e preparavam o pedido para entregá-lo ao cliente.  O detalhe:  uma tela aonde aparecia o nome de todos os clientes que aguardavam, o momento em que o pedido foi aberto (no caixa), o status de preparação do pedido e o tempo em que já estavam aguardando.

A espera não foi curta…  foram 15 minutos até que todo o material estivesse pronto.  Talvez o processo ainda precise ser melhorado, mas o fato é que aquela informação em tempo real ajudava a espera a ser menos angustiante.  Pelo menos sabíamos o que estava acontecendo e qual era nossa posição na sequencia de pedidos.  Não tenho idéia se o idealizador desta solução se inspirou nos aeroportos, mas o fato é que era eficiente.

Este exemplo mostra claramente o que quero dizer com Comum + Comum = Diferente.  Juntando uma operação comum de loja de lustres, com uma operação comum de aeroportos, foi possível oferecer uma experiência diferente e inovadora ao cliente.

O processo para chegar a este tipo de solução é relativamente simples.  O segredo está em manter os olhos abertos em relação ao que vivemos no dia a dia e ver como situações corriqueiras poderiam criar um diferencial inovador em nossos negócios – tornando-os únicos.

Crie uma lista com os tipos de empresa que você conhece, seja como funcionário, empresário ou cliente.  Para cada tipo de negócio, determine o que eles oferecem em comum, que não costuma ser oferecido em outros negócios.  Expanda seu exercício mental, observando detalhes que não estava acostumado a ver.  Bancos possuem processos exatos, drogarias possuem farmacêuticos que o ajudam com os remédios, e padarias oferecem aquele agradável cheiro de pão saindo do forno.

Defina como você pode usar estes conceitos na inovação em sua empresa e multiplicará as oportunidades de sucesso de seu empreendimento.





Artigos Relacionados:

  1. Um Processo de Inovação

Seus Comentários

5 Comentários até agora

  1. Rosirene disse:

    bom dia Luiz, estou querendo comprar uma maquina de assar frango e colocar na minha rua aqui na minha cidade tem poucas, gstaria que voce me orientasse mais sobre o assunto obrigado.

  2. Luiz de Paiva disse:

    Olá Rosierene,

    Pense no artigo acima e avalie como pode desenvolver um conceito diferente, que tenha um impacto maior sobre seus clientes. Mesmo que existem poucos comércios similares na cidade, você pode ter como objetivo ser o melhor!

    Boa sorte!

  3. helaine cristina disse:

    0la eu gostaria de abrir alguma coisa em minha casa mais presiso de ideias fotos minha casa tem um quintal enorme dar para abrir um bar uou lanchonete loja ou salao

  4. vania corte arcanjo disse:

    eu tenho um espaço alugado em uma faculdade em salvador e trabalho com xerox, queria saber o que devo trabalhar mas para ganha mas dinheiro para compensar o aluguel

  5. João Olaia disse:

    Sou um apaixonado na área de hotelaria e turismo, mas enfrento uma dificuldade: as pessoas que admito para trabalharem comigo levam muito pouco tempo a trabalhar. Ou seja basta receberem dois ou três salários abandonam o serviço.

    O que devo fazer para reter meus trabalhadores?


Compartilhe sua visão

Enviar um comentário

Autor

LUIZ DE PAIVA

Engenheiro, Consultor e
Gerente de Projetos. Veja Mais

© 2014 Empreenda JA. Produzido com Wordpress.

Daily Edition Theme por WooThemes - Premium Wordpress Themes