Características do Profissional de Logística

Publicado em 20/10/2006 por Luiz de Paiva em Carreira



Além do conhecimento técnico em sua área de atuação, o profissional de logística deve ter algumas características adicionais para seu bom desempenho. Já se foi a época na qual o profissional ficava fechado dentro de um armazém, cuidando da captura de dados e lidando com pessoas com pouca formação.

A logística passou a representar um setor estratégico para muitas empresas, as quais estão investindo em uma melhor formação dos profissionais em todos os níveis da cadeia de suprimento.

Neste cenário, posso destacar as seguintes características como essenciais para o crescimento do profissional:

1) Liderança

O líder na logística passa a ter um papel de protagonista principal na organização. A cadeia de suprimento abrange, além dos setores internos de uma empresa, fornecedores, clientes e empresas terceirizadas. Nesta situação, o desenvolvimento da liderança é essencial para obter resultados da equipe. As equipes podem estar compostas de pessoas de diversos setores, formações e empresas, aumentando ainda mais a necessidade de uma liderança eficiente. Também associado à liderança está o bom relacionamento pessoal. Ao estar em contato com um enorme número de profissionais nos diversos pontos da cadeia, consegue-se aumentar a eficiência do trabalho tendo um bom relacionamento profissional com todos.

A liderança exercida deve motivar as equipes a obter mudanças organizacionais que levem a novos patamares de produtividade, custos e agilidade.

2) Visão Estratégica

Os custos logísticos representam cada vez mais um fator estratégico importante para as empresas. A logística já não é um setor operacional, e sim uma caminho para obter um diferencial competitivo nos negócios. O profissional deve se encaixar neste contexto, conhecendo o plano estratégico da organização e os objetivos associados a ele. Os objetivos e metas da logística devem estar alinhados com a estratégia da organização, e o mesmo ocorre com os objetivos individuais de cada profissional.

O profissional que possui uma visão estratégica identificará as oportunidades que sua organização deve aproveitar para alavancar o crescimento, assim como protegerá a empresa de ameaças à atuação eficiente na cadeia de suprimento.

3) Visão Globalizada

O movimento de materiais através de fronteiras cresce exponencialmente há muitos anos. Isto, aliado à velocidade e facilidade da comunicação global, cria novos desafios para o profissional da logística. Saber inglês não é um diferencial, é um requerimento mínimo. Conhecer de outros idiomas, entender e respeitar outras culturas, e acompanhar os acontecimentos mundiais são um diferencial para o desempenho do profissional nas cadeias de suprimento globais.

4) Conhecimento Gerencial e Organizacional

Os processos logísticos estão fortemente interligados com diversas outras áreas da empresa e com os processo da cadeia de suprimento. A otimização dos processos e a adequação do serviço pela logística a outros setores só ocorrerá com uma visão gerencial e organizacional ampla. Um processo pode parecer ótimo em uma visão limitada da logística, mas ao verificar os efeitos na cadeia como um todo, pode-se determinar que as alternativas seriam melhores. O profissional deve investir em um treinamento mais amplo do que apenas questões técnicas da logística, voltado a um conhecimento da organização com um todo e de ferramentas gerenciais modernas.

Além disso, passam a ser valorizados os profissionais que possuem uma formação em logística, mas tiveram a oportunidade de atuar em setores diferentes, adquirindo assim uma visão mais abrangente da realidade de uma organização.

5) Interesse Tecnológico

A presença da tecnologia nos processos da cadeia de suprimento está cada vez mais forte e também se tornou um diferencial competitivo para muitas empresas. Com ela se obtém uma produtividade nunca antes imaginada, obtendo a redução de custos, agilidade na movimentação de materiais, e informações estratégicas para a organização. O profissional inserido neste cenário não pode ficar atrás da tecnologia. Deve não só conhecer bem as ferramentas atuais de sua função, mas também conhecer outras opções e o que está sendo desenvolvido para o futuro. Desta forma, poderá procurar novas formas de usar a tecnologia para melhorar seu desempenho.

Compartilhe:
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Rec6
  • Google Bookmarks
  • Print
  • Facebook
  • del.icio.us
  • email

Artigos Relacionados:

  1. O Profissional da Cadeia de Suprimento Esteja pronto para acompanhar as rápidas mudanças da economia global. O conhecimento técnico já não é suficiente, é somente um...
  2. Como escolher corretamente seu curso em logística Estes pontos servem como orientação não só para quem quer um curso de longa duração (graduação ou pós-graduação), mas também...
  3. A Cadeia de Suprimentos é maior que a Logística O fato é que a GCS envolve um escopo muito maior do que a Logística. Tradicionalmente, a Logística trata da...
  4. Logística representa 10% da riqueza produzida em Portugal O que as empresas e governos precisam é enxergar a oportunidade estratégica na redução dos custos logísticos. ...
  5. A Tecnologia e os Empregos em Logística A tecnologia está evoluindo rapidamente, e os profissionais que não acompanharem as tendências certamente serão deixados para trás ou ficarão...

Tags: , ,



20 Respostas para “Características do Profissional de Logística”

  1. [...] Os profissionais da logística também devem encarar isto como uma oportunidade. Se os custos logísticos são cada vez mais importantes, mais valorizada será a profissão. O profissional bem formado e atualizado pode contribuir de forma muito positiva com a estratégia das organizações. [...]

  2. [...] A função do profissional da cadeia de suprimento tem passado por fortes transformações na última década. Em um artigo recente, falei sobre as características do profissional de logística. O objetivo deste texto é entrar mais a fundo no papel desempenhado. A cadeia de suprimento passou de ser uma função isolada da empresa a uma atividade multifuncional que interage fortemente com os processos de outras áreas. Estas mudanças, assim como o aumento dos custos logísticos em todo o mundo, transformaram o profissional da logística em uma peça fundamental de qualquer organização envolvida com a movimentação de materiais. Um dos sinais desta mudança foi a proliferação de cursos de graduação, pós-graduação e especialização voltados à cadeia de suprimento. [...]

  3. gilberto alves batista

    21. Jul, 2009

    olá luis vc tem alguma citação bibliografica falando sobre caracteristicas da logistica por favor me mande pois esotu fazendo minha monografia e preciso dessa informações

  4. Regina marcia

    27. Jan, 2010

    vou participar de uma selação para minha especialização em logistica e tenho que fazer uma redação sobre o assunto o que vc me indica que eu fale.

  5. Vinicius

    11. Feb, 2010

    Olá Luiz,

    Você tem conhece bibliografia para indicar sobre competências e desenvolvimento do profissional de logística?

  6. Luiz de Paiva

    25. Feb, 2010

    Olá Vinícius,

    Infelizmente vou ficar lhe devendo a indicação de livros… minha maior fonte de pesquisa é a internet!

    Abraços!

  7. Leiliani luzia de souza

    13. Apr, 2010

    DiÓla Luiz estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a demanda e formação Profissional de um Logístico,tem alguma informação que vc possa me passar?
    Leiliani Luzia de souza

  8. Luiz de Paiva

    14. Apr, 2010

    Leiliani,

    Se você puder ser um pouco mais específica, talvez consiga lhe ajudar mais.

    Fica a sugestão de um artigo no Portal O Gerente:
    http://ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=11&canallocal=41&canalsub2=132&id=1813

    e de outros artigos neste blog:

    http://ogerente.com/logisticando/category/cadeia-de-suprimento/carreira/

    Abraços!

  9. Leonel

    21. Jun, 2010

    A Formação em Logistica poderia ser regulamentada,passando de tecnólogo para Bacharel.
    Infelismente o curso demandaria de mais informações o que não justificaria a formação para atuar em um só setor.

    …é uma pena!

  10. noir garcia

    09. Jul, 2010

    em dezembro chega ao termino de meu curso de logística pelo centro paula souza

    fico feliz em saber do interesse de muitos por esta profissao que abrange muito mais que
    um simples carregamento de mercadorias
    parabens pelo blog

    noir garcia
    aracatuba sp
    018-9128-0058

  11. Tatiane

    24. Jul, 2010

    O que realmente precisamos para nos desempenhar bem como Profissional Logístico

  12. Bruno Daniel

    09. Sep, 2010

    Gosto de todos os campos que abrangem a Logistica

  13. Aline Schmidt

    05. Nov, 2010

    Olá, descubri a logistica na 6 fase da facu em adm, e me apaixonei por ela, pelo seus desafios e dificuldades, pois então estou sedenta de informações sobre essa área,
    Quem poder me sugerir sites, livros, revistas, artigos;
    agradeço;
    att, Aline

  14. Elaine Barizon

    08. Nov, 2010

    Oi Luiz,
    Estou iniciando a faculdade técnica em logística, e gostaria de saber quais os segmentos da logística, para saber em qual eu me identifico, e assim me especializar.
    Um forte abraço.

  15. Diana

    16. Dec, 2010

    Boa tarde Luis, tenho um grande interesse em conhecer melhor o profissional de Logística. O que um profissional de Logídtica faz e varia de quanto o salario? Precisa ser formado? O que posso fazer para me torna uma profissional em logistica? Desde já agradeço!

  16. NOIR GARCIA

    30. Dec, 2010

    feliz ano novo a todos que aqui estiveram para obter conhecimentos e repassá-los……………..
    logistica reversa e preservar este nosso planeta

    noir garcia
    TÉCNICA EM LOGISTICA ARAÇATUBA SP

  17. noir garcia

    19. Feb, 2011

    PARABÉNS A TODOS QUE DE QUALQUER MEIO FAZ A SUA PARTE PARA AQUI HOJE PRESERVAR A NATUREZA PARA NOSSOS FILHOS E NETOS ………E TODO FAUNA E FLORA AI A NOS ABENÇOAR…………………..LOGISTICA REVERSA E TUDOO NOIR GARCIA ARAÇATUBA SAO PAULO TECNICA EM LOGISTICA FORMADA PELA ETEC

  18. Anderson Teodoro

    27. Feb, 2011

    Descobrí esse blog a pouco tempo e tem sido muito útil para mim que estou estudando logística. Abraço a todos que fazem parte desse projeto. Sou de Salvador-BA

  19. FERNANDO

    28. Mar, 2011

    Boa tarde, colegas estou participando pela primeira vez neste blog, se alguem tiver algo sobre logistica portuaria, me mandem

    atc,

    Fernando

  20. Luiz de Paiva

    11. Apr, 2011

    Fernando, na Rede O Gerente temos alguns artigos sobre logística portuária:

    http://ogerente.com.br/rede/logistica/artigos/transporte/portuario

    Abs,
    Luiz

Comente este post