Estudo Global sobre Terceirização Logística (3PL)

Publicado em 05/01/2007 por Luiz de Paiva em 3PL, Outsourcing & Offshoring



A SAP publica anualmente um estudo global sobre a atuação das empresas de logística terceirizada (3PLs). O relatório (em inglês) pode ser baixado gratuitamente, basta de cadastrar neste endereço.

A pesquisa foi realizada com os principais executivos de logística de grandes corporações de todo o mundo. O documento está repleto de informações interessantes para quem é da área.

Estes são as principais conclusões do estudo:

Práticas de Terceirização: de forma geral os executivos consideram que a logística representa um diferencial competitivo e estratégico para sua organização. Neste cenário, as 3PLs são essenciais para o funcionamento de suas operações. Dois fatores chave para a seleção de 3PLs eram o preço e a qualidade dos serviços do ponto de vista tático e operacional. Em média, a metade dos gastos logísticos de empresas que terceirizam parte de sua logística foi usada em 3PLs. A maioria dos clientes considerou seu relacionamento com as 3PLs como “bem sucedido”.

Capabilidade e Oferta de Serviços pelas 3PLs: os serviços tradicionais, como transporte, armazenagem e agenciamento alfandegário, são os mais terceirizados. Estes são também os serviços que serão os líderes de terceirização nos próximos 5 anos. A satisfação com o serviço está alta, mas ainda assim os clientes esperam melhorias contínuas em nível de serviço e ferramentas de TI. Novamente o preço foi considerado como o fator principal para avaliar o sucesso de uma 3PL. Os principais desafios para as 3PLs são o gerenciamento de sua capacidade e a inovação. Uma das tendências de inovação é na atuação de 4PLs.

Tecnologia: conforme os clientes das 3PLs expandem sua cadeia de suprimento ao redor do mundo, a complexidade das operações aumenta o foco nas ferramentas de TI. 92% dos respondentes da pesquisa indicaram que TI é uma das áreas de conhecimento mais importantes para as 3PLs. 60% disseram que avaliam a capacidade de TI da 3PL antes de sua contratação. O lado negativo é que somente 35% disseram que estão satisfeitos com os recursos de TI de sua terceirizada. Essa disparidade é significante e representa um dos principais desafios para as 3PLs.

Gestão e Relacionamento: a maioria das 3PLs quer transformar a tradicional relação “cliente-fornecedor” em uma verdadeira “parceria”. No entanto, uma crítica freqüente dos clientes é que as 3PLs costumam reagir aos problemas, ao invés de antecipá-los e tomar ações preventivas. No entanto o estudo também mostra que muitas vezes o próprio cliente limita a atuação das 3PLs. As principais características para um relacionamento de sucesso são a confiança, a flexibilidade e a agilidade de resposta. A crescente complexidade das cadeias de suprimento é um fator determinante na evolução das parcerias entre clientes e 3PLs.

Mercados Emergentes: nos 11 anos da pesquisa, os participantes tem gradualmente notado os efeitos da globalização em seus negócios. Em especial, a China é citada como um dos países nos quais as empresas estão aumentando seu espectro de atuação, especialmente nas áreas de transporte e alfândega. De forma geral, o contínuo crescimento das 3PLs em mercados emergentes é considerado como uma enorme oportunidade para as empresas.

Atuação Estratégia: diversos fatores estão influenciando a atuação das 3PLs em um papel estratégico em seus clientes. Estes são: o crescimento e consolidação de fornecedores terceirizados, o desenvolvimento de “portifólios de serviços” pelas 3PLs, a necessidade que os clientes têm de desenvolver uma estratégia para suas 3PLs, o relacionamento cliente/fornecedor, RFID e TI, o crescimento das 4PLs, e a criação de valor na cadeia de suprimento pelas 3PLs.

Compartilhe:
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Rec6
  • Google Bookmarks
  • Print
  • Facebook
  • del.icio.us
  • email

Artigos Relacionados:

  1. Estudo sobre movimentação de cargas A Prologis, um fornecedor americano de serviços e distribuição, publicou um estudo em conjunto com a Universidade de Denver, que...
  2. 3PL Básico 3PL é uma abreviatura de "Third Party Logistics Provider", que poderia ser traduzido como "Fornecedor de Logística Terceirizada". Refere-se a...
  3. Não tenha medo de perder o controle ao terceirizar Algumas empresas hesitam em ceder suas operações logísticas (ou parte delas) a fornecedores terceirizados (3PLs) porque estão preocupadas em perder...
  4. Especial sobre Logística na Exame A revista Exame que está nas bancas (edição 878) traz uma reportagem especial sobre Logística....
  5. Estatísticas sobre RFID O RFID Knowledgebase publicou as estatísticas sobre 2000 estudos de caso de RFID de todo o mundo. Os números mostras...

Tags: ,



5 Respostas para “Estudo Global sobre Terceirização Logística (3PL)”

  1. Francisco

    08. Jun, 2007

    Gostaria de receber este estudo global sobre terceirização Logística (3PL)

  2. Luiz de Paiva

    13. Jun, 2007

    Olá Francisco,

    Para baixar o estudo é só seguir o link que indiquei no primeiro parágrafo do texto e se cadastrar. É gratuito!

    Abraços,
    Luiz

  3. Kayo Adriano Albuquerque

    04. Mar, 2010

    Nossa muito atual seu blog. Muito Mesmo. Pesquiso porque acabo de me tornar 3PL Exportação da PeG e é uma área que para mim só existia na PeG. Obrigado pelos esclarecimentos, estarei acompanhando seu blog.

    Kayo Adriano

  4. Luiz de Paiva

    04. Mar, 2010

    Olá Kayo, bom receber um comentário que está vivendo a situação na prática. Se quiser deixar mais informações sobre como é ser um 3PL, o blog está à disposição.

    Abraços

  5. Rosana

    07. Jul, 2010

    Gostaria de indicações de prestadores de serviços terceirizados de Logistica, para uma empresa de pequeno porte.

Comente este post