10 Dicas para Tornar sua Cadeia de Suprimento Mais “Lean”

Publicado em 29/08/2007 por Luiz de Paiva em Armazéns, Cadeia de Suprimento, Lean, Melhoria



Esta lista criada por executivos da CEVA Logistics pode ajudar a reduzir o desperdício em sua cadeia de suprimentos:

1. Torne sua cadeia de suprimento mais compacta. Otimize o fluxo de bens e informações pela cadeia. Implemente layouts na fábrica e armazém que facilitem o fluxo de entrada e saída.

2. Reduza o estoque no ponto de uso. Para ter um cronograma de produção flexível, tenha uma variedade de partes em mãos no armazém. Ao executar técnicas de logística lean como sequenciamento e sub-montagem, você pode evitar grandes estoques e seus custos associados.

3. Equilibre o recebimento e envio de bens.
Equalizar o fluxo de entrada e saída de materiais com a demanda do cliente minimiza a quantidade de material estocada na cadeia de suprimento, resultando em custos menores.

4. Reduza os custos de operação monitorando de perto o fluxo de containeres vazios. O processo de logística reversa de containeres vazios pode ser complexo, e precisa ser bem gerenciado para garantir o fornecimento confiável e um índice baixo de danos. Ao mesmo tempo, um fluxo de containeres vazios bem gerenciado pode reduzir significativamente os custos de manutenção e troca de containeres.

5. Equilibre o trabalho para que seu tempo de ciclo chegue perto do Takt. Cada tarefa executada por um operador deve estar próximo ao Takt (o ritmo de produção em cada processo que é necessário para satisfazer a demanda do cliente). Este controle permitirá tempos de espera mínimos e produtividade máxima.

6. Otimize as rotas de transporte. Use as melhores práticas de transportes para melhorar a eficiência na movimentação de materiais. Aplicando conceitos como segregação de fluxos em lotes grandes e pequenos, alimentação direta da porta do armazém para a linha de produção você pode reduzir processos internos de transporte e otimizar os recursos disponíveis.

7. Otimize o abastecimento da linha. Evite reabastecimentos desnecessários com o uso de Kanban e outros sistemas “pull”. Estes sistemas levam ao reabastecimento da linha baseado no consumo, mantendo o inventário enxuto.

8. Padronize processos de armazém. Implemente processos estáveis e repetíveis, e padronize o tempo gasto em tarefas como embalagem, estocagem e coleta de materiais. A padronização ajuda o armazém a agir de forma mais eficiente com operações como transporte e produção.

9. Use guias visuais para o fluxo de materiais. Guias visuais são uma parte importante no rastreamento do fluxo físico de materiais em uma fábrica o armazém. Se todos os funcionários podem “ver” a situação atual da produção, eles podem reagir com maior velocidade a picos e vales.

10. Termine e corrija paradas da linha. Parar a linha de produção é um custo alto e muitas vezes desnecessário. Quando surgir um problema, não o contorne e pense em consertá-lo mais tarde. Pare e corrija o problema no momento. Isto pode reduzir a produtividade temporariamente, mas no longo prazo evitará a repetição do problema.

Fonte: Inbound Logistics

Compartilhe:
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Rec6
  • Google Bookmarks
  • Print
  • Facebook
  • del.icio.us
  • email

Artigos Relacionados:

  1. O Lean na Cadeia de Suprimento O princípio básico do Lean é a redução do desperdício (em todas suas formas) nos processos organizacionais. Na cadeia de...
  2. Lean e a Complexidade da Cadeia de Suprimento A implantação do conceito Lean não deve ficar limitada a somente uma parte das operações de uma organização ou de...
  3. O que é Lean? Lean é uma forma de organizar seus negócios para que toda a perda nos processos seja eliminada ou pelo menos...
  4. Contabilidade Enxuta (Lean Accounting) Contabilidade enxuta é o termo usado para as mudanças que são feitas na forma tradicional de contabilidade de uma empresa...
  5. 10 Dicas para Melhorar a Exatidão de Inventário Ter um controle de inventário adequado é um fator crítico para a produtividade, controle de custos e nível de serviço...

Tags:



Comente este post