30/10/2014

Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Publicado em 06/07/2007 por em Conceitos Básicos, PMBOK



Apesar do rápido crescimento da disciplina de gerenciamento de projetos, muitos profissionais ainda desconhecem do que se trata esta atividade. Acreditam que se trata somente de coordenação de atividades, ou controle financeiro de um projeto. Na realidade, a disciplina é muito ampla, portanto detalho a seguir as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, de acordo com o PMBOK:

Gerenciamento de Integração – processos que garantem que os diversos elementos do projeto estão apropriadamente coordenada. Consiste do desenvolvimento do plano de projeto, execução do plano e controle de mudanças.

Gerenciamento de Escopo – processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para que seja completado com sucesso. Consiste da iniciação do projeto, planejamento de escopo, definição de escopo, verificação de escopo e controle de mudança do escopo.

Gerenciamento do Tempo –
processos que garantem que o projeto seja concluído no tempo correto. Consiste de definição das atividades, sequenciamento de atividades, estimativas de duração de atividades, criação do cronograma e controle do cronograma.

Gerenciamento de Custo – processos necessários para garantir que o projeto seja completado dentro do orçamento aprovado. Consiste de planejamento de recursos, estimativa de custos, definição de orçamento e controle de custos.

Gerenciamento da Qualidade –
processos necessários para que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi criado. Consiste no planejamento, asseguramento e controle da qualidade.

Gerenciamento de Recursos Humanos –
processos para garantir o uso mais eficiente das pessoas envolvidas no projeto. Consiste de planejamento organizacional, e formação e desenvolvimento da equipe.

Gerenciamento de Comunicações – processos necessários para que a informação do projeto seja gerada, coletada, disseminada, armazenada e/ou descartada da forma correta. Consiste de planejamento da comunicação, distribuição da informação, relatórios de desempenho e fechamento administrativo.

Gerenciamento de Risco –
processos que identificam, analisam e respondem aos riscos do projeto. Consiste de identificação de riscos, quantificação e qualificação de riscos e desenvolvimento e controle da resposta aos riscos.

Gerenciamento de Aquisições –
processos necessários para a aquisição de bens e serviços de terceiros. Consiste de planejamento de aquisições, planejamento de solicitações, seleção dos fornecedores, administração de contratos e fechamento de contratos.

Para conhecer mais sobre estes processos, uma ótima referência é o Framework do PMBOK criado pelo CBTA.



8 Respostas para “Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos”

  1. Thaissa do Carmo 1 March 2010 at 3:15 pm #

    Boa tarde,

    Luiz de Paiva,

    Em um projeto tem que haver um profissional para cada área de conhecimento,ou apenas um profissional para gerenciar todas as áreas do projetos?

    Desde já obrigada pela resposta.

  2. Luiz de Paiva 1 March 2010 at 4:03 pm #

    Olá Thaissa,

    Um único gerente de projeto pode e deve gerenciar todos os aspectos do projeto.

    Claro que, em função do porte e das características de cada projeto, outros profissionais terão que assumir responsabilidades dentro de cada área de conhecimento. No entanto, o gerente de projeto é sempre o responsável final.

    Espero ter ajudado…

  3. Mauro Teixeira 13 March 2010 at 1:20 pm #

    Boa tarde!

    Luiz de Paiva.

    1 – Quais as principais entregas que um gerente de projetos faz durante a fase de início de projeto?

    2 – O que ocorre quando o planejamento de projetos não é feito? Quais as implicações no projeto?

    3 – Você concorda que a fase de controle de projetos vem após a execução?

    4 – Durante o planejamento de projetos é necessário chegar à elaboração de um plano coerente e consistente com as entregas esperadas do projeto. Quais são os elementos fundamentais deste plano?

    5 – Onde ocorrem mais conflitos em projetos? Em que fase?

    6 – O conjunto de processos que se dedicam a configurar o encerramento de projetos enfatiza a possibilidade de aprender com as lições proporcionadas pelo projeto. Comente e mostre como isto tem ocorrido em sua empresa e mesmo em suas experiências pessoais.

  4. Luiz de Paiva 13 March 2010 at 10:45 pm #

    Desculpe Mauro, mas você deve ter confundido o objetivo deste blog. A intenção é debater temas ligados a projetos, e não responder perguntas de faculdade.

  5. Camila 3 May 2011 at 11:06 am #

    Olá Luiz, sou formada em Análise de sistemas e pretendo fazer uma pós em gerenciamento de projetos, porém não expe^riência na área e não sou muito boa em programação, sempre trabvalhei na área administrativa, vc me aconselharia a fazer esta pós ???

    Obrigada !!!

  6. Diogo 29 June 2011 at 1:21 pm #

    Ola tenho uma prova semana que vem so que gostaria de saber quais sao as areas mais importantes…

  7. ThaisaMO 28 May 2012 at 12:35 pm #

    Oi Luiz,

    Quais os melhores segmentos para atuar como gerente de projeto?Sou estagiária PMO numa empresa de TI, mas minha formação é administrativa, aí pensei na área SAP. O que acha?

  8. Pablo Ribeiro 1 November 2012 at 6:59 am #

    Muito bom o artigo, mais quais sérias os principais dentro da gerência de projetos?

    Parabéns pelo post :)


Deixe um comentário

Por favor preencha os campos obritatórios para que possa comentar. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar os seguintes atributos e tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>